JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

terça-feira, 31 de maio de 2011

Embrapa descobre cana resistente à seca

http://cdn.ruralcentro.net/noticia/2011/5/23/dsc00171.jpg


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu as primeiras plantas transgênicas de cana-de-açúcar tolerantes à seca.

Cana-de-açúcar mais resistente e lucrativa deve ser realidade em cinco anos ... de cana-de-açúcar transgênica há três anos, a Embrapa pretende ... com variedade mais resistentes a seca e a broca gigante, principal praga da região. 

A descoberta é importante para o setor, já que as perdas nos canaviais podem variar entre 10% e 50% em decorrência da seca, dependendo da região e da época de plantio.



F - Serpa

Dedé Santanna não tem previsão de alta




Internado no hospital Barra D´Or, na Zona Oeste do Rio, desde a quinta-feira (26), Dedé Santanna continua sem previsão de alta.

O último boletim médico, emitido no início da tarde desta segunda-feira (30), ressalta que o artista, de 75 anos, deu entrada na unidade com um quadro de hemorragia digestiva baixa e continua fazendo exames durante o dia.

Seu quadro permanence estável.



F - O Fuxico

Perfil da Educação ao reflexo das bibliotecas públicas




Em artigo, Oman Carneiro destaca a necessidade de mais atenção pelo poder público à importância das bibliotecas na educação e na formação cidadã de crianças e jovens.  

"As Bibliotecas Públicas são equipamentos fundamentais para a Educação. Primeiro, porque configuram-se em ambientes de pesquisas e descobertas, o que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências para a aprendizagem ao longo da vida.

Segundo, porque despertam o hábito da leitura e  provocam à reflexão e à tomada de ideias tanto sobre os temas abordados em sala de aula quanto acerca dos fatos e acontecimentos do cotidiano. E, por assim dizer, colocam o aluno de forma efetiva no contexto da cidadania e na respeitabilidade à identidade estudantil.

O Primeiro Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado em 2010 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) informa que 79% das cidades brasileiras estão dotadas deste equipamento, mas ainda temos 445 municípios (8%) que não ofertam ao público estudantil este indispensável espaço para o alcance de objetivos e metas da aprendizagem local.

Esse mesmo estudo também revela que apesar de um número razoável de bibliotecas informatizadas (com computadores instalados),64%, menos da metade destas contam com acesso à internet, ou seja,  apenas 29% estão interligadas à web. Dentre outros aspectos críticos: 91% não oferecem serviços a pessoas com deficiência visual e 99% não abre durante os finais de semana.

Essas informações nos fazem concluir que são muitos os fatores que precisam ser trabalhados para a construção de caminhos que de fato elevem a Educação no Brasil.

O funcionamento das bibliotecas públicas aos finais de semana, ou pelo menos, aos sábados até às 20h00, permitiria não só o reforço educacional, como também seria item de importante pauta no combate à ociosidade e, principalmente, por provocar o interesse e a valorização aos estudos por nossas crianças e jovens."




F - Blog do Oman

Amontada - CE: Homem é morto com pelo menos cinco tiros na cidade

http://jornalcidade.uol.com.br/fotos/SegurancaPolicia/fotos_16071033.jpg


Um homem foi morto com cinco tiros por dois homens na cidade de Amontada, interior do estado, por volta das 14h de segunda-feira, 30. A polícia ainda não sabe o motivo o crime.

Na tarde de segunda, os acusados foram à casa de João Evangelista Rodrigues, de 38 anos, em um carro preto. 
Ao serem informados de que ele estava em um terreno próximo, os suspeitos se dirigiram ao local e alvejaram a vítima que morreu no local. A Polícia não sabe a identidade dos acusados.
As informações são do Sargento Marcos, do Comando de Policiamento do Interior (CPI).
F - http://www.opovo.com.br/

Mauriti - CE: Mulher tenta entrar na cadeia com pastel recheado de maconha






Uma prisão inusitada no interior da cadeia pública de Mauriti. A mulher de um detento adentrou àquele cárcere levando o café da manhã para seu companheiro que ali cumpre pena. Até aí tudo bem senão fosse um dos pastéis recheado com trouxinhas de maconha. O fato aconteceu por volta das 08h30min desta segunda-feira e a mulher foi parar na Delegacia Regional de Brejo Santo.

A agricultora Eliana Rosa do Nascimento, de 24 anos, reside no Conjunto Bela Vista no município de Mauriti, e foi flagrada pelo Cabo Higino e o agente penitenciário Sandro Alves de Santana. Até que ela fez o recheio direitinho, mas a guarda não caiu e a mulher ficou tensa quando os dois começaram a averiguar o recheio abrindo os pastéis que iam para o detento.

Eliana recebeu voz de prisão dada pelo comandante da Guarda da Cadeia e a mesma foi apresentada a autoridade policia em Brejo Santo. Não é a primeira vez que isso acontece no Cariri. Recentemente, no município de Cedro, o parente de um detento tentou entregar ao mesmo alguns pães em cujo miolo havia maconha. Já em Barbalha um homem que passava em um cavalo atirou drogas para dentro do cárcere.



F - C N 

Beberibe -CE: Foragido da Justiça é detido






Um cerco da Polícia Civil na zona rural do Município de Beberibe (a 65Km de Fortaleza), na manhã de ontem, resultou na prisão de um homem condenado a 30 anos de prisão por ter assassinado uma anciã durante um roubo. O crime ocorreu há cinco anos na localidade de Salgado Grande, no Município de Barreira. Na época, o acusado foi preso, mas, um ano depois, conseguiu fugir da cadeia pública de Redenção.

Desde então, Antônio Dioene do Carmo da Silva, 29, vinha sendo procurado pela Polícia. “Foi um crime bárbaro, perverso e que teve muita repercussão na época”, contou o inspetor Amaury Holanda, chefe da Unidade Policial de Barreira. Na semana passada, o cerco ao foragido começou a ser fechado depois que a Polícia soube que o acusado poderia estar escondido em Beberibe.

“Recebemos o total apoio logístico dos colegas da delegacia de Beberibe e conseguimos, finalmente, capturá-lo”, contou Amaury Holanda. Dioene estava realmente escondido naquele Município. A Polícia o deteve, ontem, na localidade conhecida como Mangue Seco.


Crime

O crime que vitimou a anciã Francisca Lourenço Rodrigues, 68, conhecida como ´Dona Joana´, ocorreu no dia 20 de março de 2006.

Ela morava sozinha. A casa foi invadida pelo bandido que a matou estrangulada e a deixou amarrada. Tudo isso, para roubar uma simples TV.



F - Diário do Nordeste

Luizianne assina ordem de serviço e bate boca com morador: “Eu não sou doida”





A prefeita Luizianne Lins (PT) assinou nesta segunda-feira (30) a Ordem de Serviço para a construção do Cuca da Regional VI e enfrentou protesto da população

Um morador cobrou, aos gritos, a construção de uma rua de acesso a um escola construída pela prefeitura da capital. Luizianne rebateu tentando encerrar a polêmica.

“Tá certo. Você tá me levantando um problema. Você pode até se queixar do acesso, agora você não pode começar a discussão comigo dizendo que eu não fiz nada pelo Palmeiras dois”. O morador insistiu e a prefeita disparou “Aí a discussão tá encerrada porque eu sei que foi feito, que eu não sou doida”, desabafou Luizianne.

Cuca
A assinatura aconteceu no terreno onde o Cuca VI será construído, entre as Avenidas Castelo de Castro, Via Paisagística e Contorno Norte, às margens da lagoa do bairro São Cristóvão.

Recursos
O valor total da obra é de aproximadamente R$ 13 milhões, oriundo de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza. Os equipamentos do Cuca serão adquiridos com recursos do Ministério da Cultura.

Promessa
Ainda na primeira gestão a frente da prefeitura da capital, Luizianne Lins prometeu construir seis Cucas, um para cada regional.

Até agora, depois de seis anos e cinco meses de administração e faltando um ano e sete meses para o fim do segundo mandato, apenas um Cuca, o Che Guevara, na Regional I, está em funcionamento.

Assim, a conversa sobre a entrega dos equipamento mudou. Luizianne Lins já admite que não vai conseguir cumprir a promessa feita anos atrás.

“Pelo menos três certamente e a minha luta agora é pra gente iniciar e adiantar bastante os outros três”, justificou.

Ciro
A prefeita de Fortaleza ainda foi questionada sobre as críticas do ex-deputado federal, Ciro Gomes (PSB). Luizianne Lins, desqualificou as declarações do socialista e economizou as palavras.

“Eu acho tão injusta, eu acho tão sem qualidade que eu não tenho o menor interesse em responder. De fato não me anima responder nada vindo dele”, disse.



F - Jangadeiro Online

Inhamuns -CE: Serviço Geológico do Brasil realiza estudos na região

http://www.portalunep.com.br/imagens/noticias/16/normal/1223930116.jpg


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, realiza estudos em rios e riachos dos municípios de Parambu, Aiuaba e Arneiroz, na região dos Inhamuns, em buscas de minérios preciosos, tais como cobre e diamante.

A região tem sido bastante explorada nos últimos anos.

O município de Quiterianópolis, por exemplo, é exportador de minério de ferro, que é tranportado do Porto do Pecém à China.

O assunto foi destaque na participação do radialista Alverne Lacerda, na edição desta terça-feira (31) do jornal Alerta Geral.

Luciano Augusto - C A




                                                                                                                  N K L

Quixadá - CE: População cobra reforma no hospital

TV Monólitos: População cobra reforma no hospital de Quixadá

Algumas entidades realizaram na última sexta-feira, dia 27, uma manifestação pedindo as autoridades uma ampla reforma no hospital Eudásio Barroso, em Quixadá.

Elas criticaram, e pediram investigação, sobre o que consideraram um absurdo quando na gestão do ex-prefeito Ilário Marques foram gastos 400 mil reais para ampliar o hospital e apenas 13 colunas foram levantadas.

A população pede esclarecimentos para saber onde realmente foi para toda essa dinheirama.



F - TV Monólitos

IbaretamaL - CE: Polícia Federal prende agentes públicos

Polícia Federal prende agentes públicos em Ibaretama

A Polícia Federal deflagrou hoje, dia 31, uma operação para apurar irregularidades na aplicação de dinheiro público em Ibaretama, no sertão central do Ceará.

Segundo informações preliminares cerca de 20(vinte) pessoas foram detidas, e serão ouvidas pela Polícia Federal.
Dentre as pessoas que foram presas existem vereadores, servidores públicos e ocupantes de cargos de comissão da prefeitura.

Além de prender os acusados a Polícia Federal vasculhou a casa dos acusados e apreendeu documentos e equipamentos de informática.

A qualquer momento iremos postar todos os detalhes desta operação da PF em Ibaretama, inclusive com cobertura da TV Monólitos.



F - M Post

Vaticano mantém silêncio sobre reabilitação do Pe. Cícero




Crato Cinco anos de silêncio. Nem mesmo, este ano, quando Juazeiro do Norte comemora o seu centenário de independência política, o Vaticano libera informações sobre o andamento do pedido de reabilitação do Padre Cícero. Os documentos foram entregues ao cardeal Josef William Levado, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, no dia 30 de maio de 2006. O Diário do Nordeste acompanhou, com exclusividade, a viagem dos cearenses.

Duas comitivas de cerca de 50 pessoas, entre elas o então governador do Ceará, Lúcio Alcântara, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, e o bispo do Crato, Fernando Pânico, estiveram no Vaticano. O diretor do Departamento Histórico Diocesano, padre Francisco Roserlândio, que centraliza todas as informações sobre o processo de reabilitação, disse não haver nenhum retorno sobre o processo que pede a reabilitação do Padre Cícero. O bispo da Diocese de Crato, dom Fernando Panico, que esteve recentemente na Itália, também não tem nenhuma resposta sobre o processo.

Para o presidente da Comissão do Centenário de Juazeiro, Geraldo Menezes Barbosa, essa demora já era esperada. "Existem processos no Vaticano com mais de 400 anos. Mesmo assim, depois de 100 anos de luta, os romeiros têm a esperança de que, pelo menos, o Padre Cícero seja reabilitado", afirma.


Revisão

Além da documentação, a comitiva levou uma abaixoassinado com documento subscrito por cerca de 270 bispos brasileiros, que estavam reunidos em São Paulo, pedindo a revisão histórica e eclesial do caso. O mais importante dos documentos entregues ao Vaticano foi uma petição assinada por dom Fernando Pânico, que começa como uma súplica: "Venho, com toda esperança e humildade, suplicar à Vossa Santidade que se digne reabilitar canonicamente o Padre Cícero Romão Baptista, libertando-o de qualquer sombra e resquício das acusações por ele sofridas". Numa exposição de motivos de 16 páginas, o bispo explica que "o ponto de partida foi um pedido do então cardeal Josef Ratzinger, hoje papa Bento XVI, para que o processo fosse reaberto e estudado".

Com a reabilitação, a Igreja Católica está tentando corrigir um eventual erro do Vaticano ocorrido em 1892, quando o Padre Cícero foi proibido de rezar missas, pregar aos fiéis, confessar e ministrar sacramentos. A punição foi contra suposto "milagre", protagonizado quando a hóstia consagrada por ele teria se transformado em sangue na boca da beata Maria de Araujo. O fenômeno deu origem a um processo que terminou com a suspensão das ordens sacerdotais do Padre Cícero Romão. Ele foi forçado a se exilar na cidade pernambucana de Salgueiro, uma vez que pairava a ameaça de excomunhão caso não deixasse definitivamente o Juazeiro.

Recorrendo-se do direito canônico, que lhe permitia falar com o então Papa Leão XIII, o Padre Cícero viaja a Roma e lá permanece oito meses. Julgado, recebe uma autorização de pregar e voltar a Juazeiro. Volta vitorioso, mas de modo incompleto. Ele tenta ainda muitas vezes recuperar suas ordens, mas nunca obtém êxito.

Cem anos depois, a Igreja Católica corre atrás do prejuízo, ou tenta perdoar o padre que a própria instituição condenou. Mesmo sem ser reabilitado, o Padre Cícero arrasta para Juazeiro cerca de dois milhões de romeiros por ano, um contingente de devotos que vem sendo disputado por outras igrejas evangélicas.

Para a Igreja Católica Apostólica Brasileira (Icab), uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana, Padre Cícero já é santo desde 1973, com direito a andor, procissão e novenas. O dia de São Cícero é comemorado na data da sua morte, 20 de julho. A canonização foi idealizada pelo primeiro bispo de Maceió (AL), dom Wanillo Galvão Barros, que já observava a devoção do povo nordestino. Na época, os bispos consagraram São Cícero do Juazeiro.



F -  DN

Combate à pobreza deve ter R$ 100 mi ao ano




O objetivo da ação é focar na retirada de cerca de 1,5 milhão de cearenses que vivem em estado de miséria

Há quatro dias de o Plano Plurianual (PPA) ser apresentado pela presidente Dilma Rousseff, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado anuncia proposta de ação que comungará diretamente com o combate à pobreza extrema proposta pela estratégia traçada pelo governo federal. Trata-se do investimento de R$ 100 milhões ao ano só no Ceará para mapear e desenvolver ações que tirarão os cerca de 1,5 milhão de cearenses em estado de miséria e que Eduardo Diogo, titular da pasta estadual, detalhou ontem.

Agente de família
"Esse projeto criará a figura do agente da família, uma pessoa que vai visitar a residência de cada um desses extremamente pobres, que no Ceará são 362 mil domicílios", explicitou o secretário no ocasião que reunia representantes das três instâncias governamentais para discutir a convergência do PPA.

A partir dos dados colhidos trimestralmente, um mapeamento será construído e um acompanhamento será realizado, onde ações promoverão a migração dessas pessoas para a inserção produtiva, segundo Diogo. "Com o mapeamento teremos com maior precisão quais são as condições dos domicílios, as potencialidades produtivas que possam ser estimuladas e quais são as carências das pessoas em termos de treinamentos", argumentou o diretor do Instituto de Pesquisa Econômica e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba Barreto. De acordo com ele, que elaborou o estudo sob encomenda do governador, "será uma base para gerar novos programas", que promoverão a inserção dos extremamente pobres da economia ativa local.

Pessoal
Com remuneração prevista para R$ 1.500, 1.200 universitários exercerão esta função, realizando quatro visitas ao longo do ano em cada casa e sob a supervisão de 120 coordenadores. As ações tem previsão de início no 2º semestre deste ano, segundo contou o elaborador do projeto, Flávio Ataliba Barreto, e vão até 2014, segundo a Seplag.

No entanto, para a efetivação do projeto, o governo ainda espera que a sugestão levada à ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, pelo governador, o secretário de planejamento e o diretor do Ipece só seja confirmada no próximo dia 2 de junho, quando será divulgado o PPA Nacional. Enquanto o PPA cearense iniciará sua consulta às regiões no próximo dia 1º e vai até 22 de julho.

Contrapartidas
"O que acontece é que, no plano estadual, existe a necessidade de algumas contrapartidas federais e só com a estratégia do governo, saberemos qual será a contribuição da União", comentou Ataliba.

Outro ponto importante enfatizado pela secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcón, é que, no momento dos cortes, cada demanda será afetada proporcionalmente à sua importância no projeto. "Se precisar adequar algo ao longo da efetivação dos projetos, não precisaria mexer no PPA todo, mas apenas nas metas e objetivos regionais", explicou a secretária.

Para o secretário adjunto da SPI, Pedro Bertone, a aplicação de recurso do Programa de Aceleração do Desenvolvimento em áreas antes não contempladas por ele, é mais um forte indicativo da mudança do PPA.

"PAC é bom exemplo de manutenção de programas já existentes e da criação de novos. O que era basicamente logística, energia, acrescido de mobilidade urbana, investimentos sociais que estavam fora como as UPAs", analisou.



SUDENE AFIRMA
Demanda é de continuidade das obras estruturantes
Com a conclusão da 1ª etapa do PAC e de parte das obras de infraestrutura promovidas pelo governo federal ao longo dos últimos oito anos, o diretor de Planejamento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Guilherme Rebouças, afirmou que boa parte da demanda da região refere-se à continuidade das grandes obras estruturantes. A afirmação se deve a dados colhidos pelo órgão e carências repassadas pelos governos estaduais desde 2008.

"A questão da integração modal é uma das prioridades muito claras dos estados. Já temos muitas obras em curso, como a Transnordestina, e elas necessitarão de obras secundárias de integração das sub-regiões", comentou o diretor. De acordo com ele, as ações que inferem sobre esse âmbito do desenvolvimento regional são o principal foco dos estados nordestinos.

 
Menor dependência
Outro ponto a ser destacado no coletado pelo plano da Sudene é a estruturação de uma rede de cidades mais policêntricas, que não sejam tão dependentes das capitais e que promovam o desenvolvimento no interior. Segundo Rebouças, o plano da superintendência deve ser colocado em prática pelos ministérios e ser tocado em paralelo ao Plano Plurianual nacional, "embora não fique restrito só aos próximos quatro anos podendo expandir-se em até 20 anos".

Foco das discussões de ontem na Seplag, o destaque da nova estrutura do PPA 2012-2015 deve-se a sua metodologia, que passará a englobar informações das três instâncias governamentais.





F - DN

Quixeramobim CE: Iniciado processo de formação do primeiro grêmio estudantil de Escola Profissionalizante


Iniciou nesta segunda-feira, 30, o processo de escolha de alguns alunos para formação do primeiro Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Primeiramente foram eleitos os líderes e vice-líderes de salas.
Hoje, 31, ocorrerá uma palestra sobre Grêmio Estudantil, com a superintendente da Crede 12, Professora Francimeire. Até amanhã, 01, os alunos terão formarão as chapas para a eleição do Grêmio Estudantil.

No dia 02 serão registradas as chapas candidatas e, no dia seguinte, 03, haverá reunião com os componentes das mesmas. Os candidatos terão de 6 a 8 de junho para realizar campanha e a eleição será no dia 09, com posse já no dia 14 de junho. Como primeira ação após eleito, o Grêmio fará a elaboração de Estatuto e Plano de Ação – 2011, no dia 15 de junho.


Saiba Mais

O Grêmio é uma espécie de organização que representa os interesses dos estudantes na escola, permitindo que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, protagonismo juvenil, responsabilidade e de luta por direitos.



F - SMC

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro pode matar 8 milhões até 2030





A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas.
 
O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo.

Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.


No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens.

A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.
Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%.

Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).





F - Agência Brasil

Salsicha, um dos homens mais perigosos do Ceará, é baleado e morto pela Polícia


 
























Victor Antônio da Silva Oliveira é acusado de assaltos, homicídios, tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Um dos homens mais perigosos do estado, que integrava a lista negra da Polícia Civil do Ceará, foi baleado na noite desta segunda-feira (30), após troca de tiros com policiais do Raio, Cotam e Gate. Victor Antônio da Silva Oliveira, ou apenas "Salsicha", foi ferido a bala e levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital.

A operação foi comandada pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Outros membros do grupo também foram presos e serão autuados em flagrante. A ficha criminal de Salsicha era longa. Acusado de liderar uma quadrilha de assaltantes especializada em roubos a residências no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Victor Antônio também teria participado do homicídio do cabo Victor, em setembro de 2010, e da execução do chileno Juan Manuel Cayul Castañeda, de 34 anos. O estrangeiro foi morto em frente a uma boate, na Praia de Iracema. Tráfico de drogas e latrocínio completam o histórico de crimes de Salsicha.




F - C A 

PROJETO PROÍBE CONCURSOS E VESTIBULARES AOS SÁBADOS



Tramita na Câmara o Projeto de Lei 605/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que proíbe a realização de concursos públicos e vestibulares aos sábados.

O autor da proposta argumenta que o sábado é o principal dia de culto religioso de muitos brasileiros. Segundo ele, alguns candidatos têm recorrido ao Judiciário para tentar impugnar os editais e mudar o horário das provas.

“Essa situação atenta contra o princípio constitucional da liberdade religiosa”, afirma o deputado.

Tramitação

A proposta tramita apensada ao PL 5/99, junto com outras 15 proposições, que estão prontas para serem votadas em Plenário.

 

 

Íntegra da proposta:


Várzea Alegre - CE: DEMUTRAN apreende várias motos


 
 
Durante este fim de semana, o Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre – Demutran, realizou blitzes em pontos distintos da cidade e apreendeu 21 motos. Segundo Gilberto Sousa, chefe do Demutran, as motos apreendidas estão com documentação irregular, ou seus donos e guiadores, não portavam documento de habilitação para condução do veículo.

O que motivou a realização das blitzes, de acordo com Gilberto Sousa, foram as constantes denúncias de que nos finais de semana os motoqueiros estariam desobedecendo o Código de Trânsito, trafegando sem usar o capacete. O barulho causado pela alteração nos escapes das motos também foi um dos itens reclamados pelas denúncias feitas ao órgão de trânsito.

A ação do Demutran foi apoiada pela Polícia Militar que conteve os ânimos de motoqueiros insatisfeitos que ameaçavam agir contra os agentes de trânsito.
 
 
 
 
F - A Net

Massapê - CE: Prefeitura alega ter recebido orientação do MEC para negar aumento dos professores


O gasto com carnaval e chitão poderia muito bem cobrir o aumento dos professores sem prejudicar em nada os pagamentos de salários. Todavia, os gestores querem se divertir à custa do dinheiro alheio.


É uma grande mentira a argumentação da Prefeitura de Massapê, veja o que diz a prefeitura: “O Município de Massapê, mais uma vez numa demonstração clara de valorização de seus professores, irá reajustar os valores, seguindo orientação do Ministério da Educação” (Fonte: www.prefeiturademassape.blogspot.com).


A verdade é que o MEC apenas determinou quanto vai custar o Piso, mas vale lembrar que o Piso é o valor mínimo é um valor calculado para professores com nível médio, ou seja, aqueles que possuem graduação e pós-graduação devem receber um valor maior.


Os concursados da mesma forma devem receber um valor mais elevado, pois dentro do plano de cargo e carreira os níveis devem estar delimitados. O Valor de 1.187,00 reais é apenas para professores que não possui graduação e ainda não são efetivos e, embora sendo temporário, mas tendo graduado deverá receber um valor maior.


Veja o que o MEC afirma: “O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%. (...) a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,00” (Fonte: www.mec.gov.br).


A prefeitura alegada que “Foi sugerido ainda, por parte do Sindicato, que o município demita os professores temporários”. Se essa informação é verdadeira, o sindicato cometeu 
um pecado, pois não são os professores temporários que prejudicam o aumento dos efetivos. 

A má gestão do dinheiro público de Massapê é que provoca o descompasso no salário dos professores.


A prefeitura faz uma gestão engana trouxa, muita festa, muita cachaça e depois coloca os professores uns contra os outros. A linha de pensamento do sindicato deve ser a de exigir concurso também, mas deve ter em mente que a culpa é da gestão e dos atos irresponsáveis da prefeitura que gastar com coisas inúteis.

F - A M

MASSAPÊ - CE: VEM AÍ O CHITÃO DAS ESTRELAS





A Escola Wilebaldo Aguiar, eleita entre os internautas como a melhor escola da cidade, através de enquete realizada pelo nosso blog, promoverá o seu tradicional Chitão “Arraiá das Estrelas”. 

Como se sabe, o evento já virou tradição e já faz parte do calendário festivo da cidade.

A festa acontecerá no dia 04 de junho, a partir das 22 horas, no Centro Social Massapeense,  e será animada pelas bandas Zé Mazenir e  "Solteirões do Forró". 

A direção, coordenação, professores e estudantes esperam contar com a presença de todos os amigos massapeenses e de várias cidades do Ceará para prestigiarem o importante acontecimento.

O blog Massapê Indo e Voltando, um espaço reservado para divulgação dos acontecimentos políticos, esportivos, sociais, culturais, entre outros, conclama a todos para se fazerem presentes a um dos chitões mais concorridos do nosso Municipio.



F - A F 

AIUABA - CE: CUMPRIDO MANDADO DE PRISÃO

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Ceara_Municip_Aiuaba.svg/250px-Ceara_Municip_Aiuaba.svg.png


A Polícia de Aiuaba efetuou a prisão, na última sexta feira, dia 27 de maio, mediante o cumprimento de mandado de prisão, de Francisco Estevão Viana, de 29 anos, natural de Umbuzeiro, Parambuu.

Mas atualmente residindo na localidade de Barra, Aiuaba.

Segundo a Polícia Civil de Parambu, o preso tem seu nome citado na investigação que apura uma série de crimes ocorridos em Parambu. 

O acusado foi conduzido para a Cadeia Pública daquele município.



F - Blog do Edy

Noivo descobre que vai casar ao ver sua noiva subindo no altar




Os amigos, familiares e vizinhos foram todos convidados para o casamento de Carlos Henrique de Jesus, 41 anos. Faltou apenas um convite: o do próprio noivo. Tudo porque a noiva, Marilene Batista, 41, queria fazer uma cerimônia surpresa. E fez.

O noivo só percebeu que estava participando do próprio casamento quando já estava dentro da igreja e viu a noiva subindo no altar. A cerimônia surpresa ocorreu no último sábado (28), em Planaltina (DF).

Marilene vinha planejando tudo desde outubro do ano passado. Como não tinha todo o dinheiro para a cerimônia, contou com a ajuda dos amigos. Uns deram R$ 50, outros os arranjos de flores do casamento e com um pouquinho daqui, outro dali, conseguiu juntar R$ 2.500.

“Até meu noivo ajudou. Dizia que precisava de dinheiro para comprar um presente e ele falava: `que raio de presente caro esse´”, contou Marilene.

Faltava achar uma maneira de convencer Carlos a ir para a igreja no dia da cerimônia. Para isso, Marilene bolou uma história. Disse que seriam padrinhos de uma amiga. Fez até convite falso para enganar o noivo.

No dia da cerimônia, inventou que teria de trabalhar até tarde e, por isso, se atrasaria. O noivo foi sozinho para a igreja, sem ter a menor ideia de que o casamento em questão seria o dele. Apenas estranhou que entre os 200 convidados haviam parentes dele.

“Ele ficou preocupado porque a igreja estava cheia e eu não chegava para ser madrinha. Quando o pastor começou a falar, ele até percebeu que a história era parecida com a nossa, mas `a ficha´ só caiu quando eu comecei a subir no altar vestida de noiva”, contou Marilene. “Ele começou a chorar e até agora não acredita na loucura que eu fiz”, completou.

Na verdade, o casal já havia se casado no civil, há cinco anos. Os dois estão juntos há 25 anos e têm dois filhos, Adriano, 20, que acompanhou a mãe até o altar, e Débora, 10. Mas o sonho de fazer a cerimônia religiosa, vestida de branco, como toda a noiva tem direito, era grande.

“Nunca tinha dito para ele que queria me casar na igreja, mas sempre tive essa vontade. Acho até que ele também tinha. Do jeito que ele se emocionou e chorou parecia que o sonho era dele também”, disse Marilene.

O casamento foi tão completo que vai ter até lua-de-mel. Marilene, que é empregada doméstica, ganhou de uma ex-patroa três dias de estadia em um hotel fazenda. “Já estamos arrumando as malas. Vamos para lá na sexta-feira”, disse Marilene, cheia de ansiedade.


F - UOL

Juazeiro do Norte-CE: Adolescente tenta matar o seu pai a golpes de faca






Uma ocorrência por volta das 21h30min deste domingo, no cruzamento das ruas Virgínia de Mendonça e Farias Brito (Bairro João Cabral), chamou a atenção. O adolescente de 17 anos e iniciais M. D. S de A, tentou matar o seu próprio pai Elienilton Queiroz de Alencar, de 40 anos, a quem o lesionou com três facadas, sendo uma delas na cabeça. A vítima foi socorrida às pressas para o Hospital Tasso Jereissati, enquanto o rapaz era levado para a Delegacia e vai responder por tentativa de homicídio.

O final de semana foi marcado por muitas lesões corporais à faca e bala, além de ameaças. Uma que chamou a atenção foi por volta das 19 horas deste domingo no bairro do Rosário em Barbalha, Francisco de Assis Pereira da Silva, de 22 anos, mais conhecido como João Bocão, residente no bairro Franciscanos em Juazeiro, foi lesionado à bala na boca transfixando a nuca.

A vítima foi socorrida por populares para o Hospital São Vicente, veio para o Santo Inácio de Juazeiro e retornou ao Santo Antonio de Barbalha. Segundo o Capitão Marcus Alencar, na última quinta-feira ele havia sido lesionado com um tiro no ouvido quando participava do Juaforró e terminou internado no Hospital Santo Inácio. Domingo, atirou suas coisas pela grade e desceu como visita saidno do hospital. Antes, disse aos companheiros de quarto que í para Barbalha, pois numa festa como a de Santo Antonio ganhava uns mil reais. O mesmo é acusado de assalto e estupro em Juazeiro. No sábado, por volta de 01h30min, na Avenida Paraná daquele mesmo bairro a jovem Érica Plácido, de 27 anos, avisou à polícia que o seu companheiro Ormando Pinto, de 35 anos, estava ameaçando-a de morte. Ele é pedreiro e foi levado, juntamente com a mulher, para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Em Crato, por volta das 17h30min de sábado, a polícia esteve na Avenida Pinto Madeira (Bairro Vila Lobo), onde o adolescente de 13 anos apelidado por Lí Cabeção, residente na baixada do Rabo Seco daquele bairro, chegou ao Bar da Loira, efetuando disparos de arma de fogo. Um deles atingiu Francisco de Assis do Nascimento Junior, de 22 anos, na mão transfixando e se alojando no tórax. A vitima foi socorrida por populares para o Hospital São Francisco, enquanto o autor fugia.

No início da tarde do domingo, na Rua Nossa Senhora Aparecida (João Cabral), uma jovem de 22 anos, ali residente, informou que o seu marido Francisco Ricardo Sobreira Ventura, de 21 anos, tentou estrangulá-la. Ela se livrou do mesmo e conseguiu fugir na direção do Batalhão quando comunicou o fato à polícia. A viatura foi até a residência da jovem e notou que o acusado quebrou todos os objetos de sua casa, fugindo em seguida.

Por volta das 15 horas, na Rua Renan Felimpo de Carvalho (Frei Damião), um jovem de 28 anos teve sua casa invadida por Ednaldo da Silva, de 20 anos, residente naquele bairro, junto com o seu irmão que se encontrava armado com um facão. Os dois dirigiam ameaças e a polícia chegou a tempo conduzindo as partes para a Delegacia de Polícia Civil.

Por volta das 17h30min, no Sitio Amburana na zona rural de Caririaçu, José Honorato Filho, de 54 anos, estava bebendo em um bar perto de casa e seu filho ouviu quando este fez ameaças contra sua esposa por motivo de traição. O garoto foi em casa e contou para Maria de Lourdes, de 51 anos, a qual acionou a polícia por medida de precaução. Com o acusado, os PMs encontraram uma faca e, na casa do mesmo, quatro espingardas.



F - C N 

MDS: Carteira do Idoso garante passagens interestaduais


 
O acesso de idosos à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais – ônibus, trens ou barcos – é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso. Pela legislação, no sistema de transporte coletivo interestadual, as empresas reservarão duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. De 2007 até hoje, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio das secretarias municipais de Assistência Social, emitiram cerca de 393 mil Carteiras do Idoso, instrumento de acesso à gratuidade e ao desconto nas passagens.
 
O documento deve ser gerado pelas secretarias municipais apenas para pessoas com 60 anos de idade ou mais e que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. A carteirinha tem validade de dois anos, contados a partir da data de expedição, em todo território nacional. Quando não há mais vagas gratuitas, o beneficiário pode ter desconto de, no mínimo, 50% sobre o preço das passagens.
 
De acordo com o MDS, a participação dos órgãos gestores da assistência social na promoção do acesso ao benefício tarifário a idosos sem meios de comprovação de renda está amparada no Decreto nº 5.934/06, onde são estabelecidos mecanismos e critérios para aplicar os dispositivos do estatuto.
 
Passo a passo – Para a emissão da Carteira do Idoso, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município ou a secretaria municipal de Assistência Social. O idoso será incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e vai receber o Número de Identificação Social (NIS). As carteiras são emitidas pelas secretarias, de acordo com modelo elaborado pelo MDS e que está disponível no SuasWeb. O acesso dos municípios ao sistema é feito por meio de senhas.
 
Pelo decreto de 2006, para ter direito ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens, o idoso deverá adquirir o bilhete de passagem obedecendo aos seguintes prazos: com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km; com, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km.
 
As pessoas que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou ao desconto. Basta apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade.
 
Há informações mais detalhadas sobre a Carteira do Idoso. Se você é gestor de assistência social, clique aqui. A família do idoso ou o próprio beneficiário pode tirar dúvidas aqui. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 707 2003.
 
 
 
 

TECNOLOGIA: Asus Pad e Asus Tablet mostram a cara na Computex



Tremei iPad e derivados. A Computex mal começou, e a Asus já está bombardeando o mercado dos tablets com seus dois novos filhos: o Eee Pad e o Eee tablet.

Apesar de termos nos acostumado a usar o nome “tablet” para nos referirmos aos concorrentes do iPad, o Eee Pad é bem diferente do Eee tablet. O primeiro é uma plataforma multimídia para concorrer com o iPad, Dell Streak etc. Já o Eee Tablet se parece mais com um e-reader para executivos.
 



Quanto à concorrência do iPad, serão dois os Eee Pads a sair das fábricas da Asus, os dois com visuais bem atraentes. O EP101TC é o menor, com tela de 10 polegadas, enquanto o EP121 tem tela de 12. Os dois têm laterais metálicas e a frente preta brilhante. Por dentro do EP121, vai morar um Core 2 Duo de voltagem ultra-baixa, que pretende dar uma vida de 10 horas à bateria, rodando Windows 7.
 

O EP101TC foi mais tímido e não saiu com tantos detalhes. Sabe-se, porém, que aqui teremos o Windows Embedded Compact 7 (um descendente do antigo Windows CE), pesinho de 675 gramas e espessura de 12,2 milímetros. Os dois vão ter webcams e reconhecer escrita à mão. Não que você vá precisar usar tanto esse recurso. Isso porque a Asus também mostrou um dock com teclado, para transformar os “Pads” em pequenos desktops. Assim, não vai ser preciso fazer nenhuma gambiarra para usá-los no escritório, como fizeram com o iPad.
 



Se temos algo sobre o que reclamar é a demora da Asus com o lançamento. Apesar de serem o centro das atenções da Asus na Computex, o EP101TC foi mostrado ainda em forma de protótipo e o EP121 não estava rodando nada ainda. A previsão, nada matadora para a concorrência, é que eles cheguem só no início de 2011, custando entre 399 e 499 dólares. O iPad pode ficar despreocupado com a Asus até lá, e deve continuar vendendo como água no deserto até chegar o Dell Streak.
 


 
Já os Eee Tablets, têm mais cara de e-reader, com sua canetinha, aplicativos para anotações e livros eletrônicos. Eles vão ter tela de 8 polegadas,  Wi-Fi, entrada para microSD e USB. Pode esperá-los para setembro, lá fora, custando entre 199 e 299 dólares.

 
 
 

COMBUSTIVEL: Ceará tem maior redução no preço do etanol e da gasolina comum

 
 
Boletim divulgado nesta segunda-feira, 30, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) revela que os preços do etanol e da gasolina comum mantiveram tendência de queda na quarta semana de maio. O preço médio da gasolina C, que contém 25% de álcool anidro, ficou 1,68% menor em comparação à terceira semana do mês. Essa foi a maior queda de maio para o produto.

Já o etanol hidratado teve retração no preço médio de revenda de 4,58%. Nesse caso, porém, a queda foi um pouco menor do que a registrada na semana anterior, que havia sido de 6,65%. O levantamento da ANP foi feito entre os dias 22 e 28 deste mês, em mais de 8 mil postos de combustíveis de todo o país.

Nos estados do Nordeste, as maiores reduções de preço médio foram observadas no Ceará (-4,48% para o etanol e -2% para a gasolina), Piauí (-3,02% etanol e -2,08% gasolina), Maranhão (-2,14% etanol e -2,12% gasolina), Rio Grande do Norte (-2,43% etanol e -1,28% gasolina) e em Sergipe (-2,29% etanol e -2,12% gasolina).

A ANP acredita que os preços deverão manter a tendência de queda nas próximas semanas, devido ao início da safra de cana-de-açúcar, o que sinaliza uma maior oferta de etanol a preços mais baixos.

 
 

ACARAÚ - CE: Praia do Morgado pode sumir em dez anos devido avanço do mar


 
O estado do Ceará é conhecido mundialmente pela beleza do seu litoral. Contudo, quilômetros de praia, que atraem milhares de turistas, podem simplesmente sumir se não forem realizadas intervenções urgentes. É o que confirma um estudo feito no ano passado, pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar). A pesquisa mostra que na última década, o mar vem avançado em média, 10 metros, por ano, nas praias cearenses.

Na tarde de ontem, em comemoração ao Dia do Geólogo, especialistas, cientistas e representantes do poder público se reuniram com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa de Fortaleza para discutir o tema.

Um dos presentes no debate foi o diretor do Labomar, Luiz Parente. Segundo ele, a aceleração da erosão nas praias do Ceará tem preocupado pesquisadores da área. Parente ressalta que os trechos mais afetados são: a praia da Barreira, localizada no município de Icapuí; Caponga em Cascavel; Icaraí, em Caucaia e Praia do Morgado, no município de Acaraú. "Se não forem realizadas intervenções, essas praias certamente vão sumir nos próximos 10 anos".

Para se ter uma ideia da ausência de ações e políticas públicas, segundo Parente, dos 573 quilômetros de litoral, em apenas 15 foram realizadas intervenções, como por exemplo, a engorda da Praia de Iracema, onde fica localizado o aterro.

Ele explica ainda que apenas 10% dessa erosão é causada por fatores naturais, outros 90% são de responsabilidade do homem. Segundo Luiz Parente, a construção de barragens, represas, açudes e a ocupação desregulada do litoral são os principais fatores do avanço do mar. "As intervenções são caras, a cada 100 metros de praia o custo varia em torno de R$1 milhão. Contudo, são necessárias", ressalta Parente.

Para o geólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Wagner Costa, que realizou sua tese de doutorado sobre o avanço do mar no litoral cearense, a situação no Estado é grave devido os terrenos serem recentes do ponto de vista geológico.

De acordo com ele, as intervenções mais eficazes para reverter o problema são: a engorda artificial do litoral; a construção de espigões; bacias portuárias e o ordenamento da ocupação das praias. "Não existem políticas públicas concretas no Ceará para tratar do problema, a soluções existem, falta iniciativa", afirmou.

Ações

No entanto, conforme o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Ceará, Jean Saraiva, algumas medidas já foram e estão sendo realizadas, para reverter o avanço do mar. Segundo ele, na praia de Icaraí (Caucaia), numa faixa de 1.370 metros, foi introduzida a técnica de "bag wall", conhecida como "barramar". "São escadas feitas com sacos de argamassa especial. A medida que o mar vai avançando o material vai se petrificando", explica.

Ainda de acordo com ele, a Prefeitura de Icapuí também solicitou a construção de um paredão de cimento na Praia de Barreira, local onde o mar já destruiu casas e até uma escola. Outro projeto que ainda está aguardando ser aprovado é o da engorda da Beira-Mar. "Todas as intervenções solicitadas serão realizadas. Contudo, falta um maior envolvimento da comunidade científica"

 
 
 

Jovens são capacitados pelo Projeto Primeiro Passo




O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), forma nesta terça-feira (31), mais 300 assistentes administrativos prontos para o mercado de trabalho. A capacitação de 480 h/a foi desenvolvida em parceria com o Instituto Centec e a solenidade de formatura dos jovens acontece às 19 horas, no Clube dos Diários, em Fortaleza.


O Primeiro Passo marca presença também nesta terça-feira (31) no município de Iguatu, onde o Secretário Evandro Leitão participa da formatura de 86 jovens, sendo 71 aprendizes e 15 bolsistas, qualificados pelo projeto no município e anuncia 104 novas vagas nas linhas de ação aprendiz e estagiário.

Nos últimos quatro anos, o Primeiro Passo capacitou 28 mil jovens, por meio de convênio com 1.230 empresas.



Qualificação Cidadã

Coordenado pela STDS, o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração.

O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

“O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma o titular da STDS, Evandro Leitão.

Data: 31 de maio (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Clube dos Diários – Rua E, Quadra A, 100, Papicu




F - Assessoria de Imprensa da STDS

Mombaça - CE: Capitão e praças da PM são presos por tortura



inco policiais militares, sendo um oficial e quatro praças, estão presos em Fortaleza, acusados de tortura. O capitão, o cabo e quatro soldados da PM eram lotados na Cadeia Pública de Mombaça e foram denunciados pela mãe de um detento. Os nomes dos cinco policiais militares não foram divulgados pela Polícia.


A denúncia chegou ao conhecimento do Comando da Polícia Militar na última terça-feira. No dia seguinte, os cinco foram afastados das funções e o comandante da PM, coronel PM Werisleik Matias, determinou o recolhimento do grupo.

Os praças foram encaminhados para o Presídio Militar, no prédio do 5º Batalhão da PM, em Fortaleza. O capitão, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar, também está recolhido em um quartel, na capital.


Prisão decretada

Também segundo a Assessoria de Imprensa da PM, a Justiça já decretou a prisão preventiva dos cinco policiais e foi determinada, pelo comandante Werisleik Matias abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) e de um inquérito administrativo, para serem apuradas as denúncias contra os cinco PMs.

Enquanto isso, o grupo permanece recolhido nos quartéis, em Fortaleza.



F - O Estado

SANTA QUITÉRIA -CE: TCM FISCALIZA PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O TCM (Tribunal de Contas do Municípios) do Ceará está fiscalizando a prefeitura, Câmara Municipal de Santa Quitéria, além de outros municípios da região, no período de 30 a 1º de junho de 2011. 
 
Alguns Técnicos ficaram na Câmara Municipal e outros se dirigiram a  Prefeitura Municipal,  os agentes do TCM irão realizar perguntas a verificar documentações dos Poderes. 
 
O Tribunal de Contas dos Municípios está incorporando nessa fiscalização, inovações no modelo de fiscalização que começou a ser aplicado desde março deste ano. 
 
A equipe técnica que está no município de Santa Quitéria, deverá verificar, além dos aspectos patrimoniais, os resultados das principais políticas públicas em andamento. 
 
É a chamada auditoria operacional. As atenções dos técnicos do TCM, serão dirigidas para setores como saúde e educação, serviços que têm forte influência na vida diária dos cidadãos quiterienses.
 
 
 
 
F - Tribunal de Contas dos Municipios.

Camocim, Pecém e Fortaleza -CE: Secretaria de Portos mira novas obras



A Secretaria Nacional de Portos está com os olhos voltados para a realização de novas obras nos portos cearenses de Camocim, Pecém e Fortaleza. O aviso é do secretário executivo da pasta, Mário Lima, que acaba de ser nomeado pela presidente Dilma Rousseff para exercer o cargo que foi uma indicação do ministro Leônidas Cristino.

Lima, foi diretor comercial do Porto do Pecém, e agora está prestando os seus serviços na Secretaria Nacional de Portos. Ele não falou que obras são essas, mas observou que o porto do Mucuripe vai receber obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, uma delas o VLT (Veículo Leve sobre Trilho), que vai ligar Parangaba ao porto de Fortaleza.

Ainda com relação aos três portos cearenses, disse que eles precisam ser dotados de infraestrutura, questão fundamental, e a parte de formação de portuários para que trabalhem dentro das normas exigidas. Observou também que esses três portos têm que ser reposicionados no contexto econômico do Estado para cooperar com o crescimento dele.

Ele fez questão de reconhecer a boa fase administrativa e produtiva do porto do Mucuripe, destacando que o setor acaba de concluir a sua dragagem passando de 10 metros para 14 metros de profundidade. “O Porto do Mucuripe agora pode receber navios de grande calado e isso muito vai cooperar com o crescimento econômico do Estado do Ceará”, completa.




F - Macario

É dada ordem de serviço para construção da segunda etapa do perímetro irrigado Araras Norte




 A ampliação do perímetro faz parte do programa PAC,  do 
governo Federal.
 
Foi assinada no dia 19 de maio último, a Ordem de Serviço dada à empresa CANON ENGENHARIA, tendo por objetivo a construção da segunda etapa do perímetro irrigado Araras Norte.
 
A informação é do vereador Auricelio Bertoldo, que procurado pela reportagem do VH disse ter sido recebido pelo Chefe da Unidade Acaraú/Coreaú – DNOCS Dr. Geraldo Gurgel Júnior que lhe explicou dados para a execução da obra.

 
Segundo o vereador Auricelio Bertoldo, o Perímetro de Irrigação Araras Norte (2ª Etapa) beneficiará uma área de 1.619 hectares, com o prazo de conclusão em doze meses.
 
O Valor Total da obra são da ordem de R$ 28.000.000,00 com investimento inicial de R$ 14,1 milhões, já inclusive empenhados. Esses recursos são oriundos do PAC – (Programa de Aceleração do Crescimento) liberados para o Ministério da Integração Nacional e repassados ao DNOCS, autarquia responsável pela execução da obra. 
 
O início da obra está previsto para logo que seja instalado o canteiro de obra da construtora responsável, com 40 trabalhadores todos de Varjota.
 
Para Auricelio, implantar mais 1.619 ha de área irrigada na nossa cidade contribui para elevação da produção e a produtividade das safras agrícolas, bem como aumenta a oferta de alimentos básicos mediante incentivo à irrigação e o fomento à geração de emprego e renda, beneficiando uma população de 25.000.
 
Serão gerados, aposta o vereador, 1.400 empregos diretos e 2.700 indiretos.
 
 
 
F - V H

CIRO GOMES ATACA LULA E DETONA ALIADOS E OPOSIÇÃO

 
 
Sem mandato há seis meses e afastado da cena política nacional, o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) reapareceu, nesta segunda-feira, e criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela falta de discrição ao aparecer publicamente em Brasília, na semana passada, na tentativa de conter a crise a partir da divulgação do crescimento vertiginoso do patrimônio do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
Para Ciro, Lula cometeu um erro e pode ter prejudicado o capital político da presidente Dilma Rousseff (PT).

- Ele, inclusive, na minha opinião, cometeu um erro: se ele quer ajudar, faça isso pelo telefone, discretamente. Mas essa ida a Brasília liquida com qualquer capital político que a Dilma possa e deva acumular, que é inerente à liderança que ela tem como presidente - disse após participar como palestrante no evento sobre Economia Verde na Assembleia Legislativa do Ceará.

Ciro também não concorda com a opinião de Lula de que sem Palocci o governo se "arrastaria" até o fim. Esse teria sido um comentário do ex-presidente para conseguir o apoio da bancada do PT no Senado na defesa do seu ex-ministro.

- Discordo completamente até porque o Lula teve que demitir o Palocci. Ele próprio. Nós estaríamos como país muito mal parados (sic) se dependesse do Ciro Gomes, da Dilma, do Lula. O Lula tem esse equívoco - disse.

- Se depende só do Lula o Brasil? Eu sou contra isso. Depende só do Ciro? Depende só da Dilma? Depende só do Palocci? Que conversa é essa?
 
 
 
Isabela Martin, O Globo - Foto: Maximo Moura

Evangelho de Jesus Cristo hoje segundo Lucas - 1,39-56

http://4.bp.blogspot.com/_XZg6eoBLq7M/TAN1u1WHUYI/AAAAAAAAErg/W0y_D54df7A/s1600/rosari2.jpg


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 




*  BOM DIA EM NOSSO AMADO DEUS   *   .



                                                                                                        N K L  

segunda-feira, 30 de maio de 2011

BOA VIAGEM - CE: REPERCUTIU BEM OS 100 MIL ACESSOS EM APENAS 4 MÊS E UM DIA DE BLOG





                                  100 MIL ACESSOS



Fazendo Historia...

Hoje 30/ 05/ 2011, mas precisamente 8:37 hrs da manhã, o Blog chegou a sifra de 100 mil acessos: 
Euforico, entusiastico é este momento em que, em apenas quatro ( 4 ) meses e um ( 1 ) dia o Blog NEM KI LASK quebra a difícil marca de 100 mil acessos.

É a certeza de que estamos fazendo o que os internautas gosta, " MELHOR INFORMA" e é pra cada um de você que dedico esse maravilhoso momento.

Fico muito grato primeiro á Deus, e claro a Ele dedico esse momento de alegria e todos os meus outros.

E gratifico muito a cada um de nossos seguidores no Blog.




                                                                                 Redação  N K L Online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...