JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dilma visita ex-presidente Lula


 
 
A presidente Dilma Rousseff chegou por volta das 18h35 desta segunda-feira (31) ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva --internado desde hoje para iniciar o tratamento contra um câncer de laringe, diagnosticado no fim de semana. Dilma chegou de helicóptero e deve ficar no local cerca de uma hora, antes de seguir para outro compromisso em São Paulo.


O ex-presidente tem um tumor maligno na laringe de agressividade intermediária, de acordo com a equipe médica. Lula chegou ao hospital para se submeter à primeira sessão de quimioterapia por volta das 10h, desta segunda-feira (31). Ele deve passar a noite no hospital e voltar para seu apartamento, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na terça-feira (1º).


Segundo o médico Paulo Hoff, que, ao lado dos colegas Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Luiz Paulo Kowalski, concedeu uma entrevista coletiva no hospital mais cedo, o tumor na laringe do ex-presidente é o mais comum nesta região.


"O resultado da biópsia foi claro. Nossa expectativa é de que ele responda bem ao tratamento", afirmou. Hoff disse que o tumor está "relativamente em um estado inicial", que é localizado e não se espalhou pela laringe. "O fato de ser um tumor localizado é muito importante. A chance de cura é muito maior", declarou.

Cerca de três a quatro semanas após o fim do ciclo de sessões de quimioterapia, o ex-presidente deve se submeter ao tratamento com radioterapia. "As sessões de radioterapia devem começar entre os dias 10 e 12 de janeiro", disse Artur Katz. O médico afirmou que "não há nenhum planejamento de cirurgia no cronograma de tratamento".


Caso Lula não responda bem ao tratamento, os médicos deverão considerar a possibilidade de uma cirurgia. "Seria uma cirurgia que preserva a voz. Mas ele tem uma chance muito boa para a cura sem a cirurgia", afirmou Luiz Paulo Kowalski. Após duas sessões de quimioterapia, os médicos já saberão se o tratamento teve sucesso.


"O presidente levará uma vida próxima do normal. Acreditamos que ele não terá nenhuma dificuldade em voltar a uma vida absolutamente normal muito em breve", disse o médico Arthur Katz.


De acordo com os médicos, caso o tratamento seja bem sucedido, o ex-presidente terá que continuar com um acompanhamento médico mais cuidadoso até o período de dois anos após o fim do tratamento, considerado crítico pelos médicos para eventual volta da doença.


Segundo eles, somente após cinco anos depois do fim do tratamento e deste acompanhamento poderá se avaliar se Lula estará completamente curado.


De acordo com os médicos, Lula se submeterá a sessões de quimioterapia a cada 21 dias, totalizando três sessões. Os médicos pretendem avaliar o ex-presidente entre a segunda e terceira aplicações.Uol


"Diante da escala de agressividade, é um tratamento agressivo. No ex-presidente terá os efeitos colaterais da quimioterapia, incluindo a queda de cabelo", disse Paulo Hoff. "O tumor é localizado, a chance de cura é elevada", acrescentou.
 
 
 
 
F - T do N

Voo com destino ao Piauí pousa em aeroporto do Maranhão por 'engano'

http://www.umtudo.com/wp-content/uploads/2010/01/azul-linhas-aereas.jpg


 
Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de Fortaleza, no Ceará, com destino ao Piauí neste domingo (30) acabou pousando por "engano" em um aeroporto privado de Timon, no Maranhão. O motivo do equívoco não foi esclarecido.

Segundo informações da companhia aérea, o voo 9136, que saiu de Fortaleza com destino a Teresina, se aproximava do aeroporto Senador Petrônio Portella, na capital do Piauí, quando foi desviado para um aeroporto privado de Timon, no Maranhão, o Domingos Rego.

“Uma vez constatado o equívoco, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois no Aeroporto Senador Petrônio Portella, as 13h05 (horário local)”, informou a empresa em nota.

Segundo a companhia, a distância entre os dois aeroportos é de seis quilômetros, e o pouso equivocado ocorreu em razão de uma “falha operacional”. “O atraso na chegada foi de apenas 20 minutos em relação ao horário previsto”, diz ainda a companhia.

“O voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo a São Luiz do Maranhão, Belo Horizonte e Campinas. Os possíveis fatores contribuintes para este evento estão sendo apurados”, complementou a Azul.
 
 
 
 
                                                                                                            N K L News

Inscrições para o Programa Garantia Safra 2012 são prorrogadas

 
 
 
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) comunica que foi prorrogada até o dia 10 de novembro as inscrições para o cadastro no programa Garantia Safra 2012 para o preenchimento das 300 mil vagas disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  A data limite para a inscrição seria nesta segunda-feira (31).

O Programa Garantia Safra assegura uma renda mínima aos agricultores de base familiar, no caso de ocorrência de perdas por estiagem ou excesso hídrico igual ou superior a 50%.
 
A inscrição é feita junto a comissão municipal do programa, composta por sindicatos de trabalhadores rurais, secretarias municipais de agricultura e unidades da Ematerce. Todos os agricultores familiares podem se inscrever com a Declaração de Aptidão (DAP) específica do Garantia Safra. 

É importante o esforço de todos entre SDA, Ematerce, prefeituras e movimentos sociais, com o intuito de garantir o cadastro de todas as vagas até a data limite. 
 
Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins caso as vagas não sejam preenchidas o “estado pode ter diminuição nas cotas a partir da Safra 2012/2013”.

 
Valor do benefício

O Programa Garantia Safar paga o valor de R$ 680,00, com pagamento em cinco parcelas mensais, iguais e consecutivas de R$ 136,00, aos pequenos agricultores que perderam suas safras.
 
 
 
F - V News

Limoeiro do Norte - CE: Comissão de Educação 31.10.2011 Lideranças defendem 10% do PIB nacional para a Educação

 
 
 
 
A destinação de 10% do PIB nacional para a educação e o cumprimento da Lei do Piso Salarial dos professores foram os principais temas do 5º Seminário sobre o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE), realizado em Limoeiro do Norte, na manhã desta segunda-feira (31/10). A presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputada Rachel Marques (PT) destacou a importância do PNE, que definirá a metas da educação até 2020.

Rachel afirmou que a meta dos seminários é “informar a sociedade sobre o PNE, “para que a população possa lutar pela aprovação e garantir a efetivação do Plano”. Ela informou que o projeto do PNE, que tramita no Congresso Nacional, já recebeu mais de três mil emendas. O novo texto da lei, após análise das emendas deve ser apresentado pelo relator da medida, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), no início de novembro.


A deputada petista destacou a necessidade da ampliação dos recursos públicos para a educação, “para assegurar melhorias salariais, da infraestrutura das escolas e a formação de professores”. Ela enfatizou ainda que o PNE deve incluir metas de qualidade para a educação, como valorização dos profissionais de educação; garantia de inclusão e acessibilidade; ensino integral em 50% escolas públicas e universalização da educação, do ensino infantil ao médio.


A coordenadora do Movimento PNE pra Valer do Ceará, Keila Chaves, destacou que o texto original do Plano prevê a destinação de 7% do PIB para a educação, ao invés dos 10% que estão sendo defendidos pela sociedade. Ela fez uma exposição sobre o PNE e destacou metas previstas no plano, como a universalização do ensino infantil, a ampliação do ensino profissionalizante; e outras apresentadas pela sociedade, como o fim do financiamento público à educação privada.


O diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam),

Hildebrando Soares, destacou a importância do PNE. “É preciso reunir neste segmento as maiores inteligências do País. Só é possível trazer talentos para a escola valorizando o professor” afirmou Soares.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, Nadir Sales, disse que “a sociedade brasileira não pode abrir mão da conquista dos 10% do PIB para a educação” e destacou a necessidade de mobilização da sociedade. O vereador Hélio Bastos (PT), também de Limoeiro do Norte, ressaltou que “além de assegurar 10% do PIB para a educação é importante garantir que esses recursos cheguem nas escola.


A secretária de Educação de Morada Nova, Maria Lima Coelho, rearfirmou que é preciso garantir que os recursos cheguem ao município. Maria Lima, que é também diretora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lembrou que os municípios são responsáveis pela educação infantil e o ensino fundamental, mas ainda dependem de repasses de recursos dos Estado e da União.


Também participaram do seminário a promotora Magda Ferreira Leme, vereadores, secretários, professores, estudantes e lideranças de vários municípios do Vale do Jaguaribe, dentre outras entidades.
 
 
 
 
                                                                                                         N K L News

Ceará: 2º etapa da campanha contra aftosa será lançada nesta terça


 

Será lançada amanhã, 1º de novembro, no Ceará, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, com lançamento na fazenda Bom Jesus, localizada no distrito do Boqueirão do Cesário, a 112 quilômetros de Fortaleza.

Na primeira fase da campanha, cerca de 94% do rebanho de bovinos e bubalinos foram vacinados no Ceará. Um recorde jamais alcançado pelo Estado e que superou os 90% estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ceará tem 2 milhões 343 mil e 772 animais (bois e búfalos). Para este segundo momento, o objetivo é manter o índice.

A meta alcançada é o passo mais importante para que o Estado alcance a situação de zona livre de febre aftosa, com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.

Entre os municípios que mais vacinaram, na primeira etapa, o destaque vai para Fortaleza. Foram 93,69% do rebanho vacinado. 


A capital nunca havia atingido números maiores do que 60%. Mérito dos produtores, mas também dos técnicos e fiscais agropecuários que foram até o campo alertar aos criadores sobre a importância da vacina 



F  - Assessoria de imprensa da Adagri

Fortaleza - CE: Cid Gomes comanda 11º Congresso Estadual do PSB

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou, na manhã deste domingo, 30, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, seu 11º Congresso Estadual.

O evento contou com a participação de autoridades, como o presidente estadual do Partido, Governador Cid Gomes, deputados estaduais e federais da legenda, secretários de estado, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, lideranças políticas e sociais.
 

Cid Gomes, que comandou o evento, destacou como prioridade de seu partido a ampliação do número de prefeitos e vereadores no Estado em 2012.


Em entrevista a equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação, Cid Gomes destacou o futuro político do partido no Sertão Central, destacando a importância de Quixeramobim para o projeto político da legenda: “Quixeramobim é um município que eu tenho um carinho especial.

Dei os primeiros passos lá, onde tive um líder fraterno. Enfim, o PSB é um partido que tem uma presença forte ainda em Quixeramobim e vamos trabalhar o projeto municipal que vai prevalecer em 2012”.

Cid mencionou uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha na qual é apontado, juntamente com o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como os dois governadores do País com melhor avaliação, ressaltando também os dois prefeitos melhor avaliados: o de Belo Horizonte e o do Curitiba, pertencentes ao PSB, o que, segundo ele, credencia a agremiação partidária a buscar novos espaços no cenário local e nacional.
 

Para isso, o governador conta com a militância socialista: “O PSB tem um desafio de mostrar ao povo cearense, ao povo brasileiro, a cada um dos municípios que ano que vem nós vamos ter eleições para vereador e prefeito, qual é a nossa prática, quais são os nossos compromissos e mostrar a nossa coerência”.
 

Durante o evento foram eleitos 44 delegados para participarem do Congresso Nacional, que será realizado em Brasília, entre os dias 1 e 3 de dezembro. O médico e ex deputado estadual Rômulo Coelho, de Quixeramobim, foi um dos escolhidos.

Doença de Lula

Cid Gomes disse ter recebido a notícia do diagnóstico de câncer do ex- presidente Lula com tristeza: “Triste, mas ao mesmo tempo muito esperançoso. Eu fiquei chocado, mas procurei me informar e o índice de cura deste mesmo tipo de tumor que o ex-presidente Lula tem supera a casa dos 90%”.

 


F - S M C 

IX FERBOI: Empresário Dico Carneiro doa vaca campeã para casa de idosos em Quixeramobim

Dico Carneiro e irmã Ernestina


A FERBOI é uma feira agropecuária realizada anualmente no município de Quixeramobim, através da Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central. Este ano, além da feira, houve leilão de animais e a entrega da comenda Damião Carneiro ao empresário e agropecuarista Luiz Girão.

A IX FERBOI foi palco de grandes acontecimentos, quer seja no campo da realização de negócios, no torneio leiteiro, no reconhecimento da pujança da maior bacia leiteira do estado, na liberação de crédito para a atividade, na confraternização e por último no belo gesto filantrópico praticado pelo empresário Francisco de Araújo Carneiro, filho de Quixeramobim, que atua na cidade de Fortaleza e em outras do nordeste brasileiro, nos ramos da bovinocultura, avicultura, entre outros.

Dico Carneiro como é mais conhecido é o proprietário das empresas que levam a marca CIALNE e DUDIKO.  

Com a finalidade de contribui para a entidade filantrópica que cuida e abrigam idosos da região, administrada pela Paróquia de Santo Antônio, Dico Carneiro fez a doção de uma vaca campeã na produção de leite, que acabara de participar do concurso leiteiro e atingiu uma produtividade de 40 litros de leite dia.

O animal entrou na pista do leilão e foi arrematada pelo empresário Renato de Araújo Carneiro, ex-prefeito de Quixadá, pela quantia de R$ 9.600,00 (Nove Mil e Seiscentos Reais), que serão revertidos à Casa do Ancião Santo Antônio.   

Após o leilão da vaca da raça Girolanda, a administradora da Casa do Ancião, irmã Ernestina Puntel, pertencente à ordem das Irmãs da Misericórdia de Verona, localizada na Itália, agradeceu a generosidade do empresário Dico Carneiro, pelo gesto da ação em contribuir com a instituição, que ora abriga 36 (trinta e seis) idosos, na maioria abandonados pela própria família e que são acolhidos pelas freiras. 

“Estamos aqui, juntamente com o padre Adauto Farias, vigário cooperador para agradecer a todos, os que de forma direta ou indireta vem colaborando para com a missão do Abrigo Santo Antônio de Quixeramobim; que Deus os recompense e lhes dê em dobro essa ação generosa”, agradeceu Irmã Ernestina. (Com informações e fotografias do jornalista Crisanto Teixeira)


Vamos Nós –
O gesto do empresário Dico Carneiro traduz a generosidade herdada do seu pai, Damião Carneiro, um grande empreendedor que esteve sempre à frente do seu tempo, más que nunca perdeu a simplicidade e a humildade, além de um coração extremamente generoso. Parabéns! 



F - 
  

Lula ja perdeu dois irmãos com o mesmo câncer que ele tem!

Lula descansa em sua casa em São Bernardo e aparece na sacada com o neto Pedro no colo
 
 
 
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu sua agenda de compromissos pelos próximos três meses por conta do câncer que ataca sua laringe.

A expectativa é que a cura da doença ocorra após um tratamento com duração de quatro meses, segundo Luiz Paulo Kowalski, um dos médicos da equipe do hospital Sírio-Libanês que cuida do ex-presidente.

Por conta dos efeitos colaterais do tratamento, Lula perderá o cabelo e também sua característica barba, que cultiva desde jovem.

O médico disse à que o câncer do ex-presidente tem como causas o tabagismo (ele só parou de consumir cigarros há dois anos) e a herança genética. A doença levou à morte dois de seus irmãos.
 
Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e professor da USP, examinou Lula na sexta-feira e no sábado. Segundo o médico, o ex-presidente sofreu um abalo ao receber o diagnóstico, mas depois mostrou "coragem".

"Foi o cigarro, não foi doutor?", indagou Lula, de acordo com o médico.
Ante a resposta positiva, o ex-presidente disse: "Então vamos fazer o que tem que ser feito", contou Kowalski.

No momento de deixar o hospital, no sábado, Lula chegou a brincar: "Posso comer uma picanha amanhã?".

Segundo o médico, o ex-presidente contou que na semana passada havia dito à presidente Dilma, em tom de gozação, que estava rouco e que tinha um câncer.

/"O Lula acertou o diagnóstico. Merece um CRM [registro para atuar na área médica]", afirmou Kowalski.
 
 
 
                                                                                                         N K L News

CREA-CE INAUGURA NOVA INSPETORIA EM SOBRAL NESTA QUINTA-FEIRA (03)

 
 
Nesta quinta-feira (3), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) irá inaugurar a nova sede de sua inspetoria da região do Acaraú, em Sobral. As novas instalações irão proporcionar a melhoria dos serviços para os profissionais do Sistema Confea/Crea, bem como um melhor atendimento à sociedade. A solenidade de inauguração acontece na sede da Inspetoria, localizada na Rua Iolanda Barreto, s/n, Derby Club, a partir das 19 horas.
A nova sede da Inspetoria do Crea-CE em Sobral – projeto moderno e inovador do arquiteto Josimar Rodrigues – dispõe com uma área construída de 482,19m² e é, sem dúvida, uma das mais bonitas inspetorias do Brasil dentre as unidades dos Conselhos Regionais.

"Além das novas instalações, estamos investindo nessas unidades do Interior em mais recursos humanos, como em fiscais, pessoal administrativo e de apoio", disse o presidente do Crea-CE Antônio Salvador da Rocha. Anunciou, também, a decisão do Conselho em desenvolver projetos como o Escritório de Tecnologia Social e o Programa de Qualificação e Requalificação Profissional para os engenheiros, agrônomos, tecnólogos, técnicos e auxiliares de engenheiros. 
 
 
 
F - S de P

Dilma Rousseff suspende por 30 dias convênios com ONGs

 
 
 
Repasses de dinheiro público da União a entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs, estão suspensos a partir de hoje, até que seja atestada a regularidade da parceria, por meio de parecer técnico “devidamente fundamentado”. 
 
 
Só neste ano, mais de R$ 2 bilhões foram repassados a esse tipo de entidade - sem licitação, na grande maioria.


A devassa nos convênios foi determinada por decreto da presidente Dilma Rousseff publicado na edição de hoje do Diário Oficial.


O decreto tenta conter desvios de verbas nesse tipo de contrato, como os que levaram à demissão do ministro do Esporte, Orlando Silva, na semana passada. 
 
 
A medida não atinge, porém, convênios que já tiveram o dinheiro liberado e encontram-se com as prestação de contas atrasadas ou não analisadas.
 
 
Para substituir Orlando, foi escolhido o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB -SP), que assume o cargo hoje.
 
 
 
 
F - Lidomar R
                                                                                 

Ceará: Estado garante ter os recursos para hospitais



 
Ao contrário do que afirmou, em discurso na Assembleia, recentemente, um dos líderes governistas, o deputado Welington Landim (PSB), o Governo do Estado tem recursos para manter a estrutura hospitalar programada para funcionar, na sua plenitude, até o fim de 2014, embora reconheça ser necessário um aporte bem maior de recursos para o seu custeio.

Landim, em sua fala, defendia um maior volume de recursos do Governo federal para financiar a saúde e afirmou que a manutenção dos novos equipamentos hospitalares reclamariam uma soma aproximada de um bilhão de reais, dinheiro com que o Estado não contaria nos seus orçamentos.
 
A afirmação, embora tenha passado desapercebida pela oposição, chamou a atenção de tantos quantos estão atentos aos pronunciamentos do governador, sobre o setor de saúde.

 
Novos dinheirosProcurado, o chefe de gabinete do governador, deputado Ivo Gomes (PSB), foi enfático: "não haverá falta de recursos para a manutenção dos novos equipamentos de saúde. Não há sentido construí-los e não pôr para funcionar.
 
É verdade, entretanto, que os recursos para a implantação de um sistema público de saúde que esteja perto das pessoas e seja de boa qualidade exige novos dinheiros".

O governador Cid Gomes, no momento em que estava sendo discutida a regulamentação da Emenda Constitucional 29, assumiu a defesa da criação de um novo imposto para financiamento da saúde. 
 
Independentemente de qualquer outra situação, o Estado já reclama da União, uma divisão mais justa dos recursos para esse setor.

Ivo Gomes é otimista ao falar do setor de saúde estadual. Para ele, é preciso "muito dinheiro para manter, mas a gente vai se virando, com muito sacrifício, até que possamos ter uma fonte mais robusta e estável de financiamento", mas, assim como já está funcionando o Hospital Regional do Cariri, está sendo lançado o edital de concorrência para a construção do Hospital de Quixeramobim "e também nos preparando para começar o recrutamento do pessoal que vai trabalhar, a partir do próximo semestre, no Hospital Regional Norte, cujas obras estão em fase de acabamento, na nossa Sobral".
 
Segundo ele, o mais moderno do Nordeste que está consumindo R$ 200 milhões em obras e equipamentos.
 
 
 
 
F - V News

Nasce nas Filipinas habitante mundial de número 7 bilhões


 
 
 
Foi no continente asiático que nasceu, neste domingo (30), o ser humano de número 7 bilhão do mundo. A recém-nascida Danica May Camacho, que nasceu em Manila, nas Filipinas, trouxe consigo o simbólico título e ilustra o crescimento demográfico mundial.

A garota veio ao mundo com 2,5 quilos, dois minutos antes da meia-noite, no hospital e maternidade José Fabella Memorial Hospital, centro público da capital filipina.

Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram parabenizados por representantes das Nações Unidas, que levaram um bolo ao local.

"É muito linda. Não consigo acreditar que é a habitante 7 bilhões do planeta", comenta emocionada a mãe na sala de parto, invadida pela imprensa.
 
 
 
 
                                                                                                                 N K L News

STF CONFIRMA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA SERVIDOR PÚBLICO


 
 
 
O Supremo Tribunal Federal confirmou, na quinta-feira (20/10), a aposentadoria especial para servidores públicos portadores de deficiência e 25 anos de contribuição previdenciária ou que exerçam atividade insalubre. A decisão foi tomada em Agravo Regimental que questionou decisão do ministro Celso de Mello em Mandado de Injunção sobre a matéria.
 
A ação foi impetrada pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira contra a Presidência da República, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, representados pela Advocacia-Geral da União.
 
Ao analisar o caso, o ministro Celso de Mello, em decisão monocrática proferida em maio deste ano, concordou com o juiz. Afirmou que o direito à aposentadoria especial está descrito no parágrafo 4º, Inciso I, do artigo 40 da Constituição e já deveria ter sido regulamentado pelo Congresso. 
 
Como não foi, o decano decidiu que deve ser aplicada, por analogia, a regra prevista no artigo 57 da Lei 8.213/1991, a Lei de Custeio da Previdência Social.
 
Ele aproveitou para criticar os parlamentares. Afirmou que não faz sentido que a inércia dos órgãos estatais “possa ser paradoxalmente invocada, pelo próprio Poder Público, para frustrar, de modo injusto (e, portanto, inaceitável), o exercício de direito expressamente assegurado pela Constituição”.

     Com a decisão, que também teve caráter normativo, o órgão administrativo do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Pernambuco, deveria analisar se o juiz Nogueira pode receber o benefício ou não, e concedê-lo ou não. Mas Nogueira não conseguiu ter seu caso analisado. Ouviu que a decisão do STF ainda não havia transitado em julgado, visto que foi tomada monocraticamente.
 
A AGU, então, impetrou recurso para pedir que o pleno do Supremo analisasse o caso. Analisou e negou o recurso. Decidiu que a posição do ministro Celso de Mello deve ser mantida, e, citando jurisprudência da corte, destacou que matérias relacionadas a aposentadoria especial podem ser decididas monocraticamente.

Enquanto o Congresso não criar lei para tratar da aposentadoria especial, vale, por analogia, o artigo 57 da Lei de Custeio da Previdência Social. 
 
O dispositivo diz que “a aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei”. 



  
                                                                                                               N K L News

Força Lula O Brasil está torcendo por você!

"Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve ate hoje. Ele vai ficar bom! #ForçaLula"

 
 
O ex-presidente Lula realizou exames neste sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após queixas de dores de garganta, e foi diagnosticado um cancer localizado de laringe. Segundo boletim médico divulgado pela instituição, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias.

O boletim informa ainda que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada por Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Ontem, o Instituto Lula havia divulgado que o ex-presidente iria ao Hospital Sírio-Libanês apenas para prestar exames de rotina. Hoje, a assessoria do instituto confirmou que ele investigava causas das dores de garganta e que segue no hospital, mas deve deixar o local ainda neste sábado. Na quinta-feira, Lula completou 66 anos de idade.

 
 
Nota
A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula divulgou há pouco uma nota oficial informando que Lula deu entrada ontem no hospital Sírio-Libanês para exames, após se queixar de dores na garganta. Segundo nota do hospital divulgada hoje de manhã, os exames diagnosticaram um tumor localizado na laringe. 
 
O ex-presidente receberá tratamento quimioterápico de caráter ambulatorial a partir de segunda-feira. Lula deve deixar o hospital ainda hoje, segundo a nota divulgada pelo assessor José Chrispiniano, do Instituto Lula. Os Amigos do Presidente Lula.
 
 
 
 
                                                                                                          N K L News

Fernando Haddad: Outro Enem é tese estapafúrdia


 
 
O ministro da Educação Fernando Haddad descartou ontem a possibilidade do cancelamento de todas as provas do Enem, como pede a Procuradoria no Ceará. O pedido ocorreu após alunos de uma escola de Fortaleza terem tido acesso a parte das questões antes da prova.


Para Haddad, há apenas duas possibilidades em discussão: a anulação das 14 questões que foram apresentadas a alunos do colégio Christus e a reaplicação do exame para esses alunos. O MEC prefere a segunda por considerar que o problema se restringiu "a um grupo pequeno".


A Justiça Federal no Ceará deu até amanhã para o Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem) se manifestar sobre pedido do Ministério Público Federal, que quer a suspensão do exame nacional no país ou a anulação das questões vazadas.


 
PRÉ-TESTE

O problema veio a público após alunos escreverem em redes sociais, no final de semana, que colégio havia conseguido antecipar questões. Inicialmente, o MEC identificou oito questões iguais.


Posteriormente, concluiu-se que o simulado continha 14 questões do Enem. Elas haviam sido aplicadas no pré-teste realizado por duas turmas da escola em outubro de 2010 --os colégios que fazem o pré-teste são escolhidos por sorteio.


Segundo o MEC, todos os cadernos da pré-testagem foram devolvidos, mas o conteúdo pode ter sido copiado eletronicamente. "O material [o simulado] é o conteúdo de dois cadernos, na íntegra. Está absolutamente comprovado", disse Haddad.
 
 
 
F - T do N

Iguatu - CE: Aeroporto será beneficiado com programa Federal de Auxílio

Aeroporto Tomé da Frota em Iguatu
 
 
As políticas públicas para desenvolvimento da aviação regional já estão em curso antes mesmo dos recursos originados das concessões chegarem aos cofres públicos. A SAC trabalha no aperfeiçoamento do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do qual é responsável pela administração da aplicação dos recursos. 

O programa destina-se ao melhoramento, reaparelhamento, reforma e expansão de aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional e é fonte de recursos para viabilizar a adequação de aeroportos administrados pelos governos estaduais. 

O investimento nos aeródromos é feito por meio de convênio específico celebrado entre a SAC e o governo do estado interessado, com contrapartida entre as partes. Neste ano, o Profaa alocou R$ 102,3 milhões, conforme a portaria normativa nº 01/2011, da Secretaria de Aviação Civil. O plano de investimentos prevê que os recursos vão contemplar aeroportos estaduais de todas as regiões brasileiras.

A região que mais recebeu recursos foi a região Nordeste, um total de R$ 42,9 milhões para os aeroportos de Barreiras (BA), Vitória da Conquista (BA), Iguatu (CE), Bacabal (MA) e Fernando de Noronha (PE). 

Na região Norte serão investidos R$16,3 milhões nos aeroportos de Marechal Thaumaturgo (AC), Ji-Paraná (RO) e Breves (PA). 

O Centro-Oeste terá R$ 14,2 milhões para investir nos aeroportos de Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Anápolis (GO). 

E o Sudeste poderá investir R$ 14,8 milhões nos aeroportos de Cabo Frio (RJ) e Linhares (ES). 

Na região Sul, todas as localidades beneficiadas são do estado do Rio Grande do Sul, que terá R$ 14 milhões em recursos para Caxias do Sul, Vacaria, Passo Fundo, Rio Grande e Santo Ângelo.
 
 
              
                                                                                                                N K L News

Lei da Ficha Limpa poderá não valer no pleito de 2012

http://1.bp.blogspot.com/-VdKZxle1Z50/Tlu5nPJzeMI/AAAAAAAABrY/HbFZFu4-evQ/s400/ficha%2Blimpa.jpg


A aplicação da Lei Complementar 135, conhecida como Lei Ficha Limpa, para as eleições municipais de 2012 ainda não está definida. No âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) está em tramitação uma Ação Declaratória de Constitucionalidade interposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Alguns dos advogados que atuam na área do direito eleitoral ressaltam a necessidade dessa ação ser julgada o quanto antes.

O advogado Irapuan Camurça considera importante a definição dessa questão o quanto antes para que sejam conhecidas as regras que irão valer nas próximas eleições. Uma definição logo evita a insegurança jurídica e a frustração popular como ocorreu em 2010.


 
Definição

O advogado lembra a necessidade de uma definição sobre a retroatividade da Lei, para saber se serão atingidos pela Lei quem já foi julgado e se enquadra nos casos considerados como "ficha suja" ou somente os que assim forem considerados a partir das eleições para as quais a vigência da Lei Complementar 135 foi assegurada.

Quanto à validade da Lei para 2010, o Supremo Tribunal Federal se manifestou afirmando que não poderia ser posta em prática porque foi aprovada em 2010, e sua aplicação iria ferir a Constituição Federal, que determina que as leis eleitorais devem ser editadas, pelo menos, um ano antes da eleição.


Na opinião do advogado Djalma Pinto é absurdo se questionar se os requisitos de idoneidade devem ser aplicados nas eleições de 2012. "É afrontar à memória de grandes publicistas como Montesquieu, James Madison e Thomas Cooley, pois consideram a virtude como a mola mestra da democracia".


Ressalta ainda Djalma Pinto que para Cooley é uma loucura assegurar poder no governo a quem pela sua conduta anterior traz perigo ao Estado e prováveis desastres. "É querer colocar o indivíduo acima do Estado e acima de todos os interesses representados nele", destaca.
 
 
 
DN Online 
 

Catarina - CE: Para evitar mais acidentes prefeitura constrói quebra molas em Avenida



 
 
Os constantes acidentes muitos deles com vitimas fatais na rodovia CE 277  trecho da Avenida Capitão Epaminondas, perímetro urbano, saída de Catarina para Acopiara, era uma das maiores preocupações dos morados e transeuntes.

No inicio da semana o prefeito municipal Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, autorizou a secretaria municipal de Obras e Infraestrutura a construir cinco redutores de velocidade (quebra molas) em todo trecho urbano da rodovia.

O objetivo é inibir, principalmente acidentes envolvendo motocicletas e pedestres, que ultimamente vem sendo comum. O percurso até a Vila Balanças durante muito tempo vem sendo área de passeio e caminhadas, ocorrendo com freqüência acidentes, alguns até fatais. Disse Dr. Jefferson prefeito municipal.
A Secretaria de Obras há muito tempo vinha sendo cobrada pela população por essas medidas preventivas. Os quebra molas que estão sendo feito de cimento e brita tem a forma de um pequeno casco de tartaruga  para não prejudicar excessivamente o tráfego. Enfatiza Manoel Marcelino secretário municipal de Obras.

a nossa reportagem conversou com várias pessoas e todas dizem que essa é uma boa atitude, pois só assim haverá mais tranqüilidade para os pedestres. “Com certeza vai mudar muito o comportamento do trânsito naquele trecho. 
 
Eu mesmo fico muito preocupado com os meus filhos que todos os dias trafegam por lá’, afirmou o empresário Jetson Vieira. 
 
A Secretária de Obras tem autorização da Prefeitura para construir cinco quebra molas. 
 
 
 
F - Diomar A

Tasso Jereissati pode disputar vaga de vereador de Fortaleza em 2012

 
 
 
A informação da Veja é exclusiva e deve surpreender tanto ao governador Cid Gomes quanto a prefeita Luizianne Lins.

Depois de ter anunciado o fim de sua carreira política, o ex-senador Tasso Jereissati pode voltar a enfrentar as urnas nas eleições do ano que vem. Segundo a revista Veja que chega neste domingo as bancas, Tasso pode concorrer a vereador de Fortaleza. 
 
Além dele, a publicação sustenta que outros grandes nomes da política nacional derrotados no ano passado preparariam seu retorno ao tabuleiro eleitoral via corrida a uma vaga em câmaras municipais.

Tasso Jereissati atualmente preside o Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, e não tem dado sinais de que pretendia concorrer a um cargo eletivo. A informação da Veja é exclusiva e deve surpreender tanto ao governador Cid Gomes quanto a prefeita Luizianne Lins.
 
Se realmente disputar uma vaga de vereador pelo PSDB, Tasso teria chances de se eleger e de fazer uma grande bancada tucana na Câmara de Fortaleza.

Tasso considera que Dilma tomou as "atitudes corretas"

 
 
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem tomado “atitudes certas” ao combater os constantes escândalos e denúncias de corrupção em seus ministérios. Contudo, o ex-parlamentar criticou o tempo que a chefe do Executivo costuma levar para tomar decisões referentes às manutenções nas pastas.
“Estamos vivendo um período difícil porque a corrupção está generalizada e institucionalizada. Eu acho que a presidente tem tomado as atitudes certas. Porém muito demoradas. Depois que há uma pressão muito grande”, avaliou o ex-senador ontem à tarde, antes de ministrar uma palestra, no Centro de Convenções, durante a 41ª Convenção Nacional da Unimed.

As declarações de Tasso ocorrem no momento em que a presidente enfrenta mais uma crise ministerial, com a saída do agora ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB). Ele está sendo substituído pelo deputado federal e correligionário, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), após 12 dias de acusações. “Espero que ela (Dilma) seja mais preventiva ao invés de reativa”, concluiu o ex-senador.
 
 
 
PSD atucanado

Momentos antes de iniciar sua palestra, Tasso não se furtou a emitir uma opinião, avaliando a crise no âmbito do Governo Federal. Entretanto, questionado sobre a debandada tucana rumo ao recém-criado PSD, Tasso se negou a falar, alegando estar “fora da questão local”.

Conforme O POVO publicou na última quinta-feira, a nova agremiação arrastou do ninho tucano cearense: um de seus dois deputados deputados federais, sete de seus 10 deputados estaduais, além de 26 prefeitos. Um desfalque bastante considerável.

Tanto que a executiva nacional do partido questiona na Justiça a postura dos parlamentares, numa tentativa de reaver os mandatos perdidos para nova a sigla, que tem como presidente o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD-SP).

Mais tarde, após a insistência do O POVO, já no estacionamento, Tasso respondeu aos questionamentos, afirmando que não guarda “mágoas” dos que optaram por debandar, o que não significa que concorde com tal atitude.

“Respeito o direito de decisão deles. Mas é preciso avaliar essa questão do ponto de vista partidário, que é o que o Marcos Cals (presidente do PSDB no Ceará) está fazendo e, eu acho, está fazendo muito bem”, opinou o tucano.
Bastidores

Durante o evento, o ex-senador e empresário Tasso Jereissati (PSDB) ministrou uma palestra sobre a Transparência empresarial como fator de investimento, seguida de uma mesa-redonda. “No sistema capitalista, não buscar crescimento significa a morte”, disse Tasso.
 
Cerca de 2 mil pessoas, segundo os organizadores do evento, acompanharam a palestra do ex-senador. Porém, foi só o empresário dar como encerrada sua fala para os menos engajados na causa abandonarem o recinto.
 
Tasso conversou com a reportagem no estacionamento, enquanto o motorista manobrava seu carro, o qual saiu dirigindo.

 
 
F - O Povo
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...