JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CE tem que fazer dever de casa para crescer ainda mais





Em 2012, o avanço do varejo cearense deverá manter-se acima da média de crescimento do Nordeste e do País. Porém, para aproveitar esse momento, tanto governo estadual quanto o empresariado local terão de fazer seus deveres de casa. 

O primeiro terá de ampliar sua capacidade de investimento enquanto o segundo continuar capacitando-se para um mercado cada vez mais acirrado que se desenha. Esse é o recado do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, que palestrou para pequenos, médios e grandes empresários, na abertura do "Cenários do Varejo 2012", realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

Segundo o representante do Banco Central, o comércio do Ceará tem demonstrado um retrospecto invejável. "Nos últimos oito anos, o Estado cresceu mais que a alta no Nordeste, que superou o Brasil, que, por sua vez, está acima do resto do mundo", afirmou Carlos Hamilton, ressaltando que, entre 2003 e 2010, o setor registrou aumento de 49% no Ceará. Superior ao constatado na média nordestina (42%) e brasileira (36%).

Conforme o especialista, o papel do BC dentro dessa conjuntura é zelar pela estabilidade de preços, controle da inflação e consolidação do sistema financeiro nacional. "Temos conseguido fazer isso nos últimos oito anos", complementou.

 
Interesse

Na abertura do "Cenários do Varejo 2012" não faltou gente com vontade de ficar antenado às tendências que rodeiam o varejo. O empresário cearense compareceu em bom número ao evento. Exemplo disso é o caso do contador Ricardo Sena, que há pouco mais de um ano, pôs um negócio com a mulher na periferia da Capital cearense. "Estou aqui para adquirir conhecimento. 

É a primeira vez que participo. A ideia é aplicar o know how adquirido em eventos como esse para aplicar na nossa loja de cosméticos na Aerolândia. Estou em busca de descobrir as tendências para o público alvo que atendo. O consumo está bastante aquecido entre as classes D/E", comenta.

Para o presidente da CDL Fortaleza, Freitas Cordeiro, essa mescla de novos e antigos lojistas com interesse semelhante (de buscar alternativas para se tornarem cada vez mais competitivos no mercado) é salutar para a evolução do próprio varejo cearense. "Nós estamos trazendo as realidades para o varejista. Hoje, tudo ligado ao comércio é estudado cientificamente.

A pessoa pode até começar um negócio, mas dificilmente vai se manter se não buscar conhecimento. "Estamos na 6ª edição do ´Cenários´enquanto os Estados Unidos, país com mercado altamente amadurecido, realizaram a 101ª. Se eles estivessem errados não teriam repetido o erro tantas vezes, concorda?"

Conforme Freitas, o mundo todo está falando do Brasil. Por isso, o lojista local precisa se preparar para a entrada de grandes empreendimentos internacionais que serão e já estão sendo seus concorrentes. Daí a importância do encontro. "A CDL é um instrumento para levar essa expertise. Esse evento é exemplo disso", completou.

 

O que há de novo

Para o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Honório Pinheiro, o propósito maior tem sido alcançado no decorrer dos anos e a realização de eventos como esse.

"Nós procuramos trazer o que há de mais novo e de melhor para que os lojistas cearenses que não pode viajar para feiras internacionais possam ter acesso", reforçou.

Honório adiantou a realização de mais uma ferramenta integrada a esse objetivo. "Em junho, será realizada a 26ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, de tema Varejo: negociação e incentivo às ações sustentáveis".

 

´Loja Inteligente´ alia espaço físico à tecnologia virtual
Você já imaginou provar uma roupa sem sequer vesti-la? Depois postar nas redes sociais ou mandar um email com sua foto para a esposa ou marido perguntando o que achou do modelito? 

Você também pode, simplesmente ao passar em frente à vitrine, ser surpreendido por um catálogo completamente virtual com fotos de modelos vestidos com todos os itens da loja. 

E melhor interagir com a tela, escolhendo o que deseja ver.




DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...