JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ceará realiza primeiro transplante dos dois pulmões






O cigarro acabou com os pulmões de Antônio. Natural de Apodi, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, o pintor de veículos de 53 anos vivia graças ao aparelho de oxigênio “e com fé em Deus”, nas palavras do irmão Odenildo, depois de fumar por muito tempo. A história dos Gomes de Oliveira começou a mudar para melhor ontem. Antônio foi transplantado.

Recebeu dois novos pulmões, tornando-se protagonista do primeiro transplante bilateral (no qual os dois órgãos são transplantados em um mesmo procedimento) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Antes, cada procedimento representava implantação de apenas um novo pulmão. A cirurgia durou cerca de seis horas e aconteceu no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência em transplantes.

O coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, Antero Gomes Neto, responsável pela cirurgia, diz que o paciente passa bem após o procedimento, mas o pós-operatório inspira cuidados – como em qualquer transplante.

O médico explica que um procedimento bilateral é melhor opção em algumas doenças e para pacientes jovens. “É feito quando houver indicação. Transplantar dois pulmões é bom porque o paciente passa a ter sobrevida maior”, pontua. A duração da cirurgia de Antônio, cita o médico, foi “tempo recorde”.

Segundo Antero Gomes Neto, os pulmões que agora enchem de ar o peito de Antônio deram vida a um homem que, no dia anterior, teve morte cerebral diagnosticada após acidente de moto. O médico pontua que a realização do procedimento representa um crescimento do projeto de transplantes de pulmões da unidade, iniciado no ano passado com quatro cirurgias. 

“Os transplantes unilaterais foram muito bem, esse outro terminou bem e espero que continue bem. Porque, para nós, do Ceará, isso é importante”, orgulha-se.



CPN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...