JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CIÊNCIA: Gelo derretido nos últimos 7 anos poderia cobrir o Brasil com meio metro de água



 
Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, fizeram o primeiro grande levantamento do derretimento de gelo no mundo. Eles calcularam a variação do gelo sobre terra firme, aquele que provoca elevação do nível do mar, entre 2003 e 2010. Usaram dados de satélite fornecidos pela Nasa, agência espacial americana.

O saldo final do derretimento na Groenlândia, na Antártica, nas geleiras e nos picos gelados do mundo foi de 4,3 trilhões de toneladas de gelo. Isso acrescentou 12 milímetros ao nível do mar no mundo. Essa água poderia cobrir com mais de meio metro toda a superfície do Brasil.

A perda de gelo não é homogênea, como mostra o mapa acima. As áreas em azul indicam onde houve perda de gelo. O azul mais escuro mostra onde a média chegou a 4 centímetros por ano. As áreas em vermelho mostram ganho de gelo, até 4 centímetros por ano também. Algumas áreas como os fiordes da Noruega e o Himalaia andaram acumulando mais gelo. 
 
Em compensação, as perdas foram bem maiores no norte do Canadá, no Alasca e na Patagônia.
 
O levantamento será publicado na revista científica Nature.

O derretimento está acelerado no Ártico. Esse volume todo de água doce despejada no mar está mudando as correntes marinhas.

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...