JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ibama dá início ao defeso da piracema

 Clique para Ampliar
Até o próximo dia 30 de abril, o Ibama tem um desafio pela frente: manter a proibição em todo o Ceará da pesca, em água doce, dos peixes de piracema. A medida, estabelecida em portaria do órgão, tem por objetivo proteger a reprodução das espécies branquinha, curimatã, piaba, piau, sardinha e tambaqui, nos rios, lagoas, açudes públicos e particulares.

A proibição refere-se ao pescado de água doce e entrou em vigor ontem. No período chuvoso, ocorrem as enxurradas e os reservatórios e cursos naturais recebem água nova. É a época propícia para o fenômeno da piracema, quando cardumes de peixes fazem a desova para a reprodução das espécies. 
 
A portaria do Ibama proibe a pesca com o uso de malhas, transporte, armazenamento, conservação, beneficiamento, industrialização e comercialização dos peixes de piracema em todas as bacias hidrográficas do Ceará.

A cada ano, o Ibama tenta coibir a pesca no período de defeso, mas o reduzido número de fiscais não impede a ação ilegal de pescadores e atravessadores que visam apenas o lucro rápido. 
 
"Quem desobedecer à fiscalização sofre multa, prisão e o pescado é apreendido", frisa o gerente do escritório regional do Ibama, em Iguatu, Fábio Bandeira.

 
 
Diário do Nordeste 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...