JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cid promete que metrô de Fortaleza será um dos melhores do País

 
 
O Governador Cid Gomes assina artigo publicado no jornal O Povo hoje, 15, intitulado “Linha Leste, um novo passo pro futuro”, no qual enfatiza o financiamento para a construção da segunda etapa do Metrofor.

Leia na íntegra:

“Linha Leste, um novo passo pro futuro”

Há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff anunciou um convênio entre Governo Federal e o Estado do Ceará. Esse convênio é o maior da nossa história e vai viabilizar a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Com valor estimado em R$ 3,3 bilhões, a Linha Leste terá 12,4 km e 12 estações subterrâneas ligando o Centro ao bairro Água Fria.

Mais do que a liberação de recursos, o ato representa novo momento para o transporte público cearense e, sobretudo, da Região Metropolitana. A previsão é que a nova linha transporte 400 mil pessoas por dia.

A Linha Leste vai funcionar integrada com a Linha Sul (Pacatuba/Maracanaú ao Centro de Fortaleza) e com a Linha Oeste (Caucaia ao Centro de Fortaleza) do Metrô de Fortaleza, permitindo mais conforto, rapidez e segurança no deslocamento de milhares de pessoas.

Concretamente, o nosso objetivo é ter um dos melhores sistemas de transporte do País. É fácil percebermos que o atual modelo está estrangulado nos grandes centros urbanos. Em Fortaleza, a realidade não é diferente. Não são raras as vezes que nos deparamos com trabalhadores que gastam duas, três horas a mais no deslocamento de casa para o emprego devido a engarrafamentos e carência de um sistema eficaz, o que representa um turno extra no horário de trabalho, causando atraso, queda na produtividade e sacrifício na convivência com a família.

Neste mês, lançaremos o edital para a contratação de quatro “shields” ou tuneladores, popularmente conhecido como “tatuzão”. No início de março, realizamos viagens para vistoriar e conhecer o tipo de maquinário que mais se adequa às nossas condições e nos asseguramos que o modelo utilizado pelo Ceará segue os padrões mais modernos e seguros do mundo. Para as obras civis, a expectativa é que o edital de licitação seja disponibilizado em abril. As desapropriações e intervenções externas serão mínimas para que o impacto urbano seja o menor possível.

Com a conclusão das licitações, as obras iniciarão até o fim do ano e, em 2014, quatro estações serão entregues. A Linha Leste é uma grande obra para Fortaleza e é parte do futuro que começamos a viver.

Cid Ferreira Gomes

casacivil@ceara.gov.br
 
 
 
Governador do Estado do Ceará
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...