JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cresce número de mulheres dependentes de álcool e drogas ilícitas





Durante muito tempo o alcoolismo foi uma doença associada ao universo masculino. Os casos de homens que acabam dependentes da bebida, destruindo a própria vida e de suas famílias são bastante conhecidas por todos. 

No entanto, o número de mulheres dependentes de álcool e drogas ilícitas em Fortaleza tem aumentado significativamente, mudando o perfil dos doentes. De acordo com dados de uma pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 20% das pessoas que procuram tratamento contra o vício nos Centros de Atendimento Psico-social (Caps) são mulheres.

Segundo a coordenação do Caps da Regional I, a porcentagem de usuários do sexo feminino deve ser ainda maior do que o registrado, uma vez que as mulheres têm de sofrerem preconceito e por isso não procuram tratamento para lutarem contra o vício.

Dependente de álcool desde a adolescência, Edísia Lima, reconheceu o problema e há quatro anos não ingere bebidas alcoólicas. Ela pede que os pais nunca usem álcool na frente dos filhos, para que as crianças não cresçam achando normal beber constantemente.

 
O que é
O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. 

O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.  O alcoólico perde a capacidade de controlar uma quantidade de bebida que ingere.

 
Perigos
O consumo de bebidas alcóolicas não é ilegal e é socialmente aceito. No entanto,  essas bebidas devem ser consumidas com cuidado, pois o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. 

Acidentes de trânsito, comportamentos agressivos e anti-sociais, violência doméstica, problemas psicológicos e na vida profissional, acidentes de trabalho, são alguns dos riscos a que estão espostos quem faz uso inadequado ou abusivo de álcool.

 

Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...