JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

terça-feira, 20 de março de 2012

Mauriti - CE: Deputados de oposição virão ao Cariri fiscalizar obras da transposição






Uma comissão de deputados da oposição fará uma visita a um dos trechos das obras de transposição do São Francisco no município de Mauriti nesta sexta-feira (23). A comitiva partirá as 9 horas de Juazeiro do Norte com previsão de chegada uma hora depois. O anfitrião da comitiva é o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB). No último dia 27 de janeiro, o Site Miséria denunciou a paralisação em vários lotes das obras com a demissão de 700 operários.

No dia seguinte, o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra garantiu que a crise tinha passado e já ia anunciar a retomada das obras. No dia 3 de fevereiro esse portal de notícia divulgou apelo do deputado estadual Wellington Landim defendendo luta da bancada federal cearense no Congresso Nacional em torno do projeto. Cinco dias após, a presidente Dilma Rousseff veio pessoalmente ao Cariri ver as obras. Ela admitiu a redução no ritmo, mas prometeu retomar.

Agora será a vez da visita de deputados federais da oposição ao canteiro, sendo a primeira inspeção no sentido de fiscalizar obras e ações do governo. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), o objetivo é percorrer o país. “Enquanto o governo faz propaganda do que lhe convém, cabe à oposição fiscalizar o andamento das ações e projetos que interessam ao país”, disse em comunicado enviado à redação do Site Miséria.

O trecho a ser visitado integra o eixo Norte do projeto de transposição, pois Mauriti sedia o canteiro de obras dos lotes 6 e 7 representando 44 km de canal. No local, o aterro e as escavações foram feitas, mas o canal está tomado pelo mato e ameaçado pela erosão.

Os moradores confirmam que a obra foi abandonada há meses e sofrem os prejuízos desta situação. Muitos tiveram de abrir mão de plantações de cajus porque suas propriedades ficavam no traçado do canal e agora não tem mais fonte de renda.

Já numa distância de 100 km de Mauriti, mais precisamente no lote 14 em São José das Piranhas, está sendo construído um túnel de 13 km batizado de Cuncas I onde esteve o ex-presidente Lula. Este túnel desabou parcialmente em abril de 2011 fato noticiado, também, pelo Site Miséria.

O Governo avisou que nenhum operário da obra teria se ferido. Na verdade, parte dos ex-operários demitidos após a paralisação da obra, disseram que alguns colegas ficaram feridos e impedidos de trabalhar por bom tempo.

A transposição do São Francisco é um dos projetos mais caros do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As obras foram iniciadas em 2007, orçadas em R$ 4,5 bilhões e com previsão de entrega do eixo Norte este ano e do Leste, em 2010. No início deste mês, o governo anunciou o segundo reajuste bilionário da obra, cujo orçamento passou para R$ 8,18 bilhões ou 82% a mais do que o original.




Demontier Tenório
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...