JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

sexta-feira, 9 de março de 2012

Para o PT, lugar de mulher também é na política

 
 
 
No Brasil, a história da participação da mulher no parlamento é recente, pois foi só em 1932, há exatos oitenta anos, que as mulheres conquistaram o direito ao voto. 
 
Mas, foi no Partido dos Trabalhadores, em 1991, que a presença de 30% de mulheres em cargos diretivos foi assegurada em seu estatuto. Hoje, a prática se estendeu aos demais partidos, tendo se tornado lei a presença deste percentual mínimo na lista de candidatos a cargos eletivos. 
 
Duas décadas depois, em 2011, o nosso partido surpreende mais uma vez ao aprovar a paridade de gênero, garantindo participação feminina de 50% nas composições das direções municipal, estadual e nacional do partido. 
 
Em Porto Alegre, coube a mulheres do PT o pioneirismo na ocupação de espaços onde antes só homens haviam estado. Este foi o caso da prefeitura de Porto Alegre, que teve como sua primeira prefeita interina a então vereadora Margarete Moraes, que fora também a primeira presidente da Câmara dos Vereadores desta cidade. 
 
Ano passado, foi a vez de Sofia Cavedon ser prefeita da cidade, quando também presidente do legislativo municipal. Importante destacar que, em toda a história da Câmara dos Vereadores, apenas três mulheres estiveram na sua presidência e foram prefeitas interinas, todas elas vereadoras do PT.
 
Pois também Maria Celeste ocupou estas importantes posições. 
 
Muitos anos depois, a história mudou e transformou o voto feminino em fator decisivo no quadro político nacional. Nas últimas eleições, para se ter uma ideia, o voto da mulher teve um peso muito importante. 
 
Ele representou cerca de 51% do eleitorado nacional. Muitos deles contribuíram para a eleição da primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
 
É mais uma vez o PT na linha de frente mostrando que lugar de mulher também é na política.
 
 
 
 
Adeli Sell, vereador e Presidente do PT de Porto Alegre
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...