JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quinta-feira, 15 de março de 2012

A partir de Junho governo começa a implantar chips nos veículos para fiscalização

 

Depois de muita polêmica a partir de Junho o Governo Federal começará a implantar o SINIAV(Sistema nacional de Fiscalização Automática dos Veículos) O sistema tem como função identificar eletronicamente automóveis, caminhões e motos. O trabalho caberá ao DETRANS de cada estado, que terão um prazo de 2 anos para instalar a Etiqueta Eletrônica.

Segundo o governo o objetivo do sistema é facilitar a fiscalização nas vias, e a implantação de vários serviços, além de organizar o trânsito nas grandes cidades. Ainda não foi divulgado o valor do serviço, mais poderá ser acima de R$ 20,00.

Como funciona

Instalada no para-brisa do veículo, a tag eletrônica é menor que o equipamento usado pelo serviço Sem Parar, por exemplo. “Lembra aquelas asinhas dos pilotos de aviação”, compara Thober. Aliás, da aviação vem todo o conceito. Trata-se de um transponder, um mecanismo que equipa os aviões para ajudar a rede de radares a identificar informações do tráfego aéreo.
As estradas e avenidas passarão a ter pórticos com antenas instalados em pontos estratégicos como trevos e junções de pistas. Ao passar por eles, a antena capta as informações que são armazenadas num banco de dados e usadas por diversos órgãos. 

As aplicações são diversas: o governo do Estado de São Paulo, por exemplo, usará a tag a partir de abril no sistema Ponto a Ponto de cobrança de pedágio. Com ele, pretende-se cobrar dos motoristas pela modalidade de quilômetro rodado. Outra vantagem é que a tag pode ser lida em velocidades elevadas, o que evitará congestionamentos em praças de pedágio 

 
 
Fiscalização maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...