JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

terça-feira, 27 de março de 2012

SAÚDE: Equipes do PSF passarão por avaliação de qualidade

 
 
 
As equipes do Programa Saúde da Família (PSF) passarão por um processo avaliativo. Até o próximo mês de junho, 18 mil equipes serão avaliadas com o propósito de verificar a qualidade e medir os resultados junto a todos os brasileiros. A proposta visa realizar entrevistas com a população e premiar as equipes que obtiverem os melhores resultados.


Atualmente, são 32.625 equipes distribuídas por vários estados do Brasil. Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, 4 mil habitantes. A média recomendada é de 3 mil habitantes de uma determinada área e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à Saúde.


O PSF foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1994 com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas. Hoje em dia, o programa é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de Saúde.


Os métodos utilizados na avaliação ainda não foram especificados. Porém, já foi divulgado que as equipes do PSF, melhores avaliadas, poderão receber o dobro dos recursos repassados pela União.


Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa avaliação poderá obter um panorama sobre o programa. Atualmente, muitas administrações têm dificuldade em contratar médicos para trabalhar nas equipes porque os salários solicitados são altos e a disponibilidade é baixa.


Vale lembrar que é preciso planejamento prévio e um estudo das necessidades dos Municípios. Cada local apresenta sua realidade e suas respectivas características. Sem estes cuidados os programas poderão passar por dificuldades e falhas sempre. 



 
Portal da CNM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...