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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Municípios cearenses atingem níveis desejáveis de alfabetização, segundo avaliação

 
 
 
Os níveis de alfabetização nos municípios cearenses foram considerados satisfatórios em 2011, segundo dados da avaliação da alfabetização obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Ao todo, 178 municípios atingiram níveis desejáveis, segundo o levantamento.

Fortaleza, Jaguaretama, Jaguaribara, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre e Parambu ficaram um pouco abaixo do nível desejável, atingindo nível suficiente. Na avaliação das séries de 5º ano, o município de Mucambo atingiu a melhor média, com 269,1. Já de 1º ano, Nova Olinda ficou com a maior nota: 282,4.
 
Em 2011, um total de 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas foram avaliadas em 2011.

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em função da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade.

O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

 
Prêmio

O Governo do Estado também fez a entrega da quarta edição do Prêmio Escola Nota Dez. A premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

Escola Nota 10 (2011) contempla a inclusão da premiação para o 5ª ano, o que garantiu a expansão do número de escolas beneficiadas de 300 para 600. Nesta edição, além da média, os critérios passaram a considerar a condição da escola e do município com relação à garantia da universalização do aprendizado.

Em 2011, a turma de 2º ano do Ensino Fundamental atingiu uma média de 177.1 pontos. Um crescimento significativo em relação ao ano anterior que apresentou média de 162.6 pontos, já situada no intervalo desejável. 
 
A análise demonstra que 81,5% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do 2ª ano do Ensino Fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 40%.
 
 
 
O Povo
 

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