JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Canindé - Ce: Município chega a receber 40 mil fiéis nos fins de semana

 
 
 
Fé e devoção ao padroeiro da cidade o ano inteiro. É assim o cotidiano da maior cidade dos Sertões de Canindé. Mesmo fora do período da romaria de São Francisco, que acontece de 24 de setembro a 4 de outubro, Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). A média de visitantes nos finais de semana gira em torno de 40 mil pessoas que invadem a cidade e só retornam para suas cidades de origem no final da tarde.

Todos os dias romeiros vindos dos mais distantes lugares do País visitam o maior santuário franciscano das Américas. Neste mês de férias é fácil encontrar visitantes de várias cidades do Ceará.

Por conta das eleições que ocorrem no dia 7 de outubro para escolha de prefeitos e vereadores de todo o Estado, a Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé mudou a data das festividades. Serão realizadas de 10 a 20 de outubro. O tema deste ano é: "São Francisco alívio na dor e no sofrimento".

Além de visitarem a Basílica de São Francisco, onde assistem missas e participarem de confissões, os romeiros dos fins de semana aproveitam para fazer visitação a maior estátua de Santo do Mundo medindo 30,25cm, no bairro do Alto do Moinho, além de conhecer também o zoológico, museu, Praça do Romeiro, Mosteiro das Clarissas, Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, Igreja de Nossa Senhora das Dores e Igreja de Cristo Rei.

Relíquias de São Francisco, Santa Luzia, São Pedro e São Paulo são atrações no Santuário de São Francisco em Canindé. No Mosteiro das Clarissas está a relíquia de Santa Clara, uma das grandes amigas de São Francisco

São diversos pontos turísticos da cidade que se tornam parada obrigatória dos romeiros que visitam São Francisco das Chagas de Canindé. No final de semana, a cidade fica tomada de turistas, romeiros, devotos e fiéis. Além dos pontos religiosos, existem também, como atrações de lazer, o Beira D´água Clube de Regatas, BNB Clube, AABB, Nosso Sítio, e Peixada o Tião, entre outros locais turísticos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Plínio Gomes, agora, com o período das férias e por conta do roteiro da fé que inclui Canindé na relação da Secretaria de Turismo do Estado, a cidade passa a fazer parte do calendário de viagens de muitos turistas que chegam a Capital cearense de outros centros da Região Nordeste.

 
 
Parceria
"Estamos procurando a cada dia melhorar a condição de cada hotel, pousada da cidade para que, assim, os visitantes se sintam mais a vontade", frisou o secretário municipal.

Uma parceria com o Sebrae tem fortalecido o turismo religioso. São cursos, oficinas, encontros, capacitações com hoteleiros, taxistas, mototaxistas e chefes de cozinha para uma maior atenção no tratamento com o turista que diariamente vem à terra da fé.

Plínio Gomes lembra que depois da ligação do turismo religioso com o turismo rural - de serras, a movimentação só tem aumentado.

"É um intercâmbio que ajuda no crescimento sócio, econômico, cultural e religioso. Quem vem a Canindé assiste à missa e depois pode escolher como opção visitar as cidades do Maciço do Baturité, no turismo de serra, ou as regiões de General Sampaio no turismo das águas e Tejuçuoca no turismo de aventura-ecológica na Furna dos Ossos, isso porque o acesso é o melhor possível", observa Plínio.

 
 
Relíquias

Quem chega a uma das cidades mais religiosas do Estado do Ceará, pode encontrar agora outras novidades que se encontram expostas no santuário. As relíquias (pedaço de ossos) de São Francisco, Santa Luzia, São Paulo e São Pedro colocadas no altar onde ficam as imagens de São Francisquinho e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, podem ser apreciadas.

No Mosteiro das Clarissas está a relíquia de Santa Clara, uma das grandes amigas de São Francisco. Estão expostos também imagem de Cristo Crucificado e Senhor Morto, que no período da semana santa participam das procissões festivas ao período da quaresma pelas principais ruas da cidade.

"Estou emocionada, nunca pensei que um dia iria poder ver de perto essa imagem que simboliza a vida de Cristo. Sou da cidade de Limoeiro do Norte e sempre venho a Canindé nesse período", disse a professora Maria Luiza dos Santos.

"Durante esta época do ano, a cidade recebe muita gente que aproveita o recesso escolar no Ceará para ver de perto os atrativos religiosos do Município", observa Antônio Fernandes, camelô que trabalha na Praça Thomaz Barbosa. Para ele, é bom porque gera mais renda. 
 
 
 
 
Jornal Diário do Nordeste
 

Um comentário:

  1. MUITO SUGESTIVO O TÍTULO DO SEU BLOG, MAS, AMIGO, DEIXE DE LASCAR A NOSSA LÍNGUA. PONHA UM S ENTRE O A e o C DA PALAVRA FACINANTE PARA FICAR FASCINANTE.AÍ, SIM, PODE LASKAR A QUEM MERECE. UM ABRAÇO, CONTINUE COM DEUS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...