JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Canindé - Ce: Mais de 90 mil devotos dão adeus à romaria de São Francisco

 
 
Cerca de 90 mil pessoas estiveram presentes na última novena da romaria de São Francisco, neste município. Choro, emoção, fé, devoção e aclamação marcaram o encerramento dos festejos alusivos ao padroeiro da cidade, onde está localizado o maior santuário franciscano das Américas. A festa terminou oficialmente ontem, depois de dez dias de missas, novenas, confissões e muita louvação ao santo com a tradicional "Bênção dos Chapéus".

Antes da procissão com a bandeira de São Francisco, que percorreu as principais ruas da cidade, o arreamento das bandeiras do Brasil, Canindé e do padroeiro, houve a bênção de 5 mil chapéus doados pelo Colégio Menino Jesus dos educadores Romeu Rocha de Oliveira e Joane Laurênio de Oliveira.

Emoção

Na saída da procissão, uma intensa movimentação tomou conta da Praça da Basílica, enquanto se ouvia a música Miscigenação, do compositor canindeense Jota Batista. Isso gerou uma emoção geral. É o momento da partida dos romeiros, fiéis de vários estados do Brasil que se juntam em um coro de despedida durante o ato religioso.

Em cada cântico, a saudade marcante para quem permaneceu por dez dias em retiro espiritual. Prova da fé dos peregrinos, que percorreram igrejas e locais considerados sagrados na terra dos milagres, em pleno sertão.

Na despedida, frei João Amilton dos Santos não esqueceu as bênçãos que são direcionadas aos ônibus, carros, caminhões e motos. "Canindé ainda está em festa. São Francisco místico, santo sagrado e, de grande devoção. Canindé lugar de irmãos, onde Cristo luta por santidade. Lugar para se buscar forças, mais justa e mais humana´´, salientou.

Neste ano, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas Paulo Magalhães, a festa de São Francisco foi à maior e mais tranquila dos 254 anos da emancipação do município. O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, sediado no município, coronel Jarbas Freire, informou que o maior número de devotos esteve concentrado na última novena da romaria.

Todos os anos, em Canindé, as mesmas lembranças se repetem e se renovam. A multidão avançando lentamente em direção ao templo, o coro de milhares de fiéis fazendo referências e rezas em forma de cantos, a união das famílias para aproveitar a passagem do cortejo pelas ruas da cidade e pedir graças.

Desde cedo, milhares de fieis já se aglomeravam nas ruas do entorno da Basílica de onde a procissão inicia principalmente nas proximidades da corda, guardando lugar para acompanhar o concorrido cortejo.

A missa, que antecedeu a principal procissão do santo, teve início por volta das 16h de sábado na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, presidida pelo Ministro Provincial Frei Marconi Lins.

No pátio da Basílica, milhares de fiéis oravam e aguardavam a saída da imagem, no dia mais vibrante da festa em homenagem a São Francisco, em sua 254ª edição.

Durante o percurso, uma multidão de fiéis acompanhou a imagem, num trajeto de aproximadamente 2,5 km. A procissão saiu da Gruta de Nossa Senhora por volta das 17 horas e retornou à Basílica às 18h30minutos.

A Miniatura da Basílica com a Imagem do santo seguiu pelas principais ruas de Canindé e retornou para Praça Santuário, envolta por um cordão de isolamento feito por homens da segurança da Paróquia. A imagem, ao chegar ao Santuário na Praça da Basílica, ficou exposta aos presentes e, aos milhares de devotos que se aglomeravam ao redor do espaço religioso. Em seguida foi dada a bênção final.
 
 
 
Diário N
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...