JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

QUIXADÁ - CE: AÇUDE DO CEDRO FOI A PRIMEIRA REPRESA PÚBLICA CONSTRUÍDA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO

 
 
A construção do Açude do Cedro teve início em 1890. A ordem partiu do imperador Dom Pedro II, em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877 - 1879. Entretanto, a obra só foi realizada pelos primeiros governos republicanos do Brasil, e concluída após 16 anos, em 1906. 
 
Foi a primeira represa pública construída em território brasileiro. Segundo historiadores, nunca foi inaugurada oficialmente. A barragem, propriedade do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), tem capacidade para 125.694.000 m³. O superdimensionamento da barragem do Cedro em relação ao potencial da sua bacia hidrográfica faz com que suas sangrias sejam raras. 
 
Em toda sua história, sangrou apenas seis vezes. O reservatório dispõe de locais para banho, pescaria e para prática de esportes náuticos. Também possui uma extensa rede de canais para irrigação, a primeira construída no Ceará. Hoje, não abastece mais a cidade de Quixadá. A partir de praticamente toda a sua extensão é possível ver a Pedra da Galinha Choca, considerada cartão postal do município. 
 
O seu conjunto arquitetônico foi tombado em 1977 como patrimônio nacional. Matéria completa no site do Jornal Diário do Nordeste link abaixo:
 
Estas e outras no diário de notícia do servidor do DNOCS Célio Cavalcante, membro correspondente da ACEJI.
 
 
 
forquilhaontem
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...