JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Santana do Cariri - CE: Monumento do Pontal da Santa Cruz desaba no Cariri

 
 
Monumento é um dos mais visitados do município, por estar num mirante, com ampla visão da região
O segundo monumento turístico mais visitado da região do Cariri, neste município, desabou e os moradores clamam para que o símbolo da passagem do século, no Pontal da Santa Cruz, seja reerguido o quanto antes. Uma das causas do desabamento pode ter sido a corrosão, também vista na base da plataforma do mirante. Instalada a mais de 750 metros acima do nível do mar, pesando cerca de 17 toneladas e 20 metros de altura, a cruz metálica montada com placas de aço inox há mais de 10 anos, para marcar a passagem do século, está destruída.

A cruz quebrou a uma altura de dois metros da base, atingindo a plataforma do mirante, que está destruído com o peso de 17 toneladas, tem 20 metros de altura. Fotos: Elizângela Santos


A maior parte do símbolo caiu sobre a plataforma do mirante, no alto da Chapada do Araripe, onde as pessoas normalmente ficam para contemplar a paisagem panorâmica da serra, num ângulo de visão de mais de 200 graus. Uma equipe da administração municipal esteve no local, mas há dificuldade para a retirada das ferragens. O monumento faz parte do geossítio Pontal da Santa Cruz e está inserido no território do Geopark Araripe, como um dos espaços de melhor infraestrutura de visitação, na Capital da Paleontologia. O desabamento da cruz aconteceu a pouco mais da meia-noite do último domingo. Os moradores da Vila do Pontal ficaram assustados com o barulho causado pela queda, e muitas pessoas chegaram a ir ao local para verificar o que tinha ocorrido. O lamento é geral e as pessoas acreditam que será reduzida a visitação ao local.


 
Manutenção
O coordenador do Geopark Araripe, Idalécio Freitas, afirma que a manutenção do monumento estava a cargo da administração municipal. O Pontal está dentro uma Unidade de Conservação Municipal. Ele disse que não foi por falta de alerta, inclusive sabia o que estava acontecendo. Salientou que a corrosão estava muito avançada e já chegava a ser vista por fora da cruz.

"Quando chega a esse ponto, por dentro a corrosão é bem maior", afirma. O coordenador também geólogo, faz um alerta em relação a Ponte de Pedra, em Nova Olinda, que suporta pouco peso em sua superfície. O mirante do Pontal também costuma receber visitantes à noite. Por sorte não havia ninguém na plataforma. Segundo a administração local, uma equipe esteve no local para averiguar de que forma poderá ser realizada a retirada, mas até o momento não se tem ideia do início da recuperação. 
 
O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Vicente Paulo, disse que mesmo com o principal monumento destruído no local, não será afetada a parte de visitação. Apesar de ter perdido um pouco do brilho, conforme o secretário, o mirante é um dos principais pontos de visitação nos aspectos geológico, paleontológico, além de místico. Uma capela, parque para as crianças, um restaurante e uma pequena cruz de madeira, feita com os restos da primeira cruz afixada no local, fazem parte do cenário na área do Pontal, a 5 quilômetros da cidade.

A grande cruz, que podia ser vista de vários pontos da região, deixa de fazer parte da paisagem. Para uma das moradoras mais antigas da vila, Maria do Socorro Feitosa, é com grande tristeza que vê um símbolo tão importante para a cidade ir ao chão. Ela não acredita que seja reerguido tão cedo, em virtude da transição política da cidade.


 
 
Estragos
O casal, Augusto Pereira e Lídia Pereira, estive no Pontal na manhã de ontem para ver de perto os estragos causados. "É com muita tristeza que a gente vê algo tão importante para uma cidade ser tratado sem a devida atenção por parte das autoridades", lamentam eles. Augusto disse que dias antes, quando esteve no local, percebeu o ranger dos ferros, com as constantes ventanias, normais nesse período do ano. Já sua esposa acredita que vá demorar muito tempo para que a cruz seja refeita e afixada local. 
 
A área sinalizada com placas e totens descritivos, informa sobre a história do local. Alguns deles trazem os versos do poeta Maranhão, que destacam exatamente a meia-noite do badalar dos sinos, quando a cruz foi fincada. O século XX foi marcado e os monstros expulsos do alto. A arte popular também faz referência a esse símbolo místico do povo do Cariri. O cordel sobre a Cruz do Século destaca o estrondo, que abalou o sertão. "O Diabo foi vencido e acabou-se a tradição", versa o poeta.

 
Peso
17 toneladas é o peso avaliado da estrutura metálica que desabou no último domingo, no Pontal de Santa Cruz, localizado na cidade de Santana do Cariri


Mais informações:

Prefeitura de Santana do Cariri

Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto, 387
Bairro: Centro
Telefone: (88) 3545.1181
Foto central - fonte: Blog Lucelia Muniz
Última foto: marvens





blogdocrato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...