JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sobral - CE: Inauguração do HRN será em 2013





A nova data de inauguração está marcada para 17 de janeiro do próximo ano. No entanto, essa demora não agrada a população, que esperava que a unidade de saúde começasse funcionar ainda este ano (Foto: sobralemrevista.blogspot.com)

Ficou marcada para 17 de janeiro de 2013 a nova data de inauguração do Hospital Regional Norte de Sobral. Anteriormente prevista para o fim de setembro, foi adiada devido o período eleitoral e apenas na última quarta-feira foi definida a nova data.

O governador Cid Gomes esteve na cidade para a entrega das casas do programa Minha Casa, Minha Vida às 486 famílias contempladas e visitou o Hospital Regional Norte, se reunindo com vários responsáveis pela obra, além do secretário de Saúde Arruda Bastos, o secretário da Casa Civil Arialdo Pinho, e o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Infraestrutura, Francisco Quintino Vieira Neto.
Modelo

O hospital deverá seguir o mesmo modelo adotado nas policlínicas e outras unidades como o Hospital Regional do Cariri e o Waldemar Alcântara, em Fortaleza. A gestão será por meio de uma organização social. Nesse modelo, as contratações são mais rápidas e os contratados passam a ter vínculos empregatícios pelo regime da CLT.

A nova data não agradou a população, que esperava a inauguração ainda para este ano. A dona de casa Edite Sousa disse que o hospital é uma necessidade urgente, pois a Santa Casa de Misericórdia de Sobral já não tem condições de atender a toda a demanda. “Nenhum hospital público ou filantrópico de Sobral funciona sem lotação, pois, como somos a maior cidade da Região Norte, todos buscam atendimento aqui. O quanto antes esse Hospital Regional for inaugurado, melhor, porque além de ter muitas vagas e as especialidades de atendimento, trará também um aumento de renda para a região”, afirmou.

O HRN contará com 1.641 profissionais e será o segundo Hospital Regional do interior do Estado e o maior do interior do Nordeste, contando com 382 leitos. Vai realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês. O HRN vai assistir a população de toda a macrorregião Norte, num total de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), dentre os equipamentos do hospital há um destaque para os de Ressonância Magnética, presente também no Hospital Regional do Cariri (HRC). Antes deles, a ressonância magnética em rede pública era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na Capital.
Psiquiatria

Outro ponto ressaltado pela assessoria de imprensa é a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, este último com 30 leitos semi-intensivos, descentralizando a procura por esse atendimento na Capital.

De acordo com Arruda Bastos, antes o Governo do Estado mantinha leitos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, mas agora há uma maior estrutura para a mulher e a criança na região. Ele explicou que o Hospital Regional do Cariri não possui essa unidade por já deter uma boa estrutura nesse sentido.

A Unidade Psiquiátrica também é uma diferença entre os dois hospitais, conforme a assessora. No HRN há um prédio especializado em psiquiatria e conta com 23 leitos.

De acordo com Arruda Bastos, ambas as unidades eram necessárias, pois, na região, apenas a cidade de Sobral atendia a todos os 55 municípios, diferente da região do Cariri. Outra medida tomada foi a instalação de Policlínicas, sendo que as Sobral, Tianguá e Crateús também possuem aparelhos para a realização de tomografia computadorizada.
Mais Informações

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema,
Fortaleza, Ceará
 




Telefone: (85) 3101.5123



Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...