JUNTE-SE AOS NOSSOS SEQUIDORES !!!

Á MAIS VISITADA E COMENTADA DA SEMANA

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Roberto Cláudio assume o Governo do Estado

 

O deputado estadual do PSB e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cláudio, assume na noite desta quarta-feira, 29, o Governo do Ceará.

Roberto assume devido às viagens do Governador Cid Gomes e de seu vice, Domingos Filho, ao exterior. Cid visitará fábricas que produzem equipamentos para metrô. 


O roteiro do governador compreende visitas ao México, EUA e Canadá. Já o vice-governador Domingos Filho, que poderia assumir o cargo, embarca no fim da tarde desta quarta-feira, 29, para o eixo EUA-Alemanha.

Domingos Filho participará de eventos organizados pela Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza que divulgará, em Nova York e Berlim, o potencial turístico da capital cearense na Copa de 2014. 


A prefeita Luizianne Lins comanda o grupo, juntamente com a secretária municipal do Turismo, Patrícia Aguiar que, por sinal é mulher do vice-governador do Estado.

 



Nem Ki Lask

Caucaia - CE: Duas mulheres morrem após veículo capotar no km 8 da BR-116

 
 
Na madrugada desta quarta-feira (29), duas mulheres morreram após um veículo capotar no km 8 da BR-116, em Caucaia. 
 
O veículo era ocupado por cinco pessoas - três homens e duas mulheres. Segundo informações da polícia, o condutor do veículo teria perdido o controle do carro ao tentar desviar de um animal na estrada.

Uma das vítimas, Daniele Bezerra Mota, de 27 anos, ficou presa nas ferragens e morreu. A outra vítima, também mulher, foi socorrida para o Hospital Municipal de Caucaia, mas já teria chegado ao local sem vida.

Segundo informações passadas por funcionários do hospital, a jovem não portava documentos e aparentava ter entre 25 e 27 anos.
 
Ao todo, a PRE-CE registrou três ocorrências, sem feridos. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), contabilizou 11 acidentes que deixaram 16 pessoas feridas, não registro de morte.

 
 
 
Umirimnoticias.com
 

Chorozinho - CE: Após acidente, população interdita trecho da BR-116

 
 
 
O quilômetro 66 da BR-116 foi bloqueado pela população após o atropelamento de um pedestre, na manhã desta quarta-feira (29). 
 
A via, em Chorozinho - a 66 quilômetros de Fortaleza, foi bloqueada e pneus queimados.
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) chegou a fazer um desvio emergencial. Porém, os moradores também interromperam as vias que dão acesso ao desvio.
 
Os moradores querem a instalação de um fotossensor de velocidade para diminuir as ocorrências de atropelamentos no local.
 
 
 
 
C News 
 

Assalto ao BB de Catarina: ligação anônima mentirosa atrapalha trabalho da polícia

Coronel Gomes Filho acredita que alguém da cidade de Catarina esteja envolvido no assalto
 
 
Uma ligação anônima acabou atrapalhando os trabalhos da policia na caçada ao bando que causou pânico na cidade de Catarina na última segunda-feira (27).

Dezenas de pessoas se aglomeraram em frente ao destacamento local, onde está montada a base de comando provisório para as policias Civil e Militar. Até mesmo os dois helicópteros do Ciopaer que estão dando apoio aéreo desde o inicio da ação do bando  foram chamados à base local. 
 
Para os comandantes da operação, Gomes Filho da PM – Policia Militar  e Romero Almeida da DRF- Delegacia de Roubos e Furtos) um ato irresponsável causou todo esse contra tempo.
 

Dr. Romero Almeida titular da DRF.

 
 “Estamos pedindo as emissoras de rádio e televisão da região para que ajudem os trabalhos da policia na captura desses elementos que ainda se encontram embrenhados no mato na zona rural da cidade de Catarina. O telefone 3556-1191 está a disposição para qualquer eventual informação de populares seja passada  para a base de comando local para posteriormente seja verificada pelos nossos policiais em terra e aéreo.
Uma ligação anônima dando conta da prisão de dois elementos prejudicou nosso trabalho. “Ninguém foi preso, hoje, por enquanto”, disse Dr. Romero Almeida titular da DRF.

coronel Gomes Filho
 
 
O comandante do CPI – Comando de Policiamento do Interior, coronel Gomes Filho, lamentou o “trote”. “Esse tipo de coisa só atrapalha os nossos trabalhos. Centenas de ligações estão sendo feitas diariamente, e todas são averiguadas pelas nossas equipes. Também fui informado via rádio dessas duas prisões na zona rural de Catarina, mais tudo isso não passou de uma informação desencontrada. Vamos dá continuidades aos trabalhos. Nós temos a certeza que três elementos ainda estejam embrenhados no mato. Disse o comandante”.

 Ainda de acordo com o militar, além do acusado Pedro Cruz que ainda permanece preso no destacamento local, outras duas pessoas estão detidas em Iguatu, acusado de dá apoio logístico ao bando. Eles teriam sido presos em Icó e Orós na tarde de ontem. Concluiu Gomes Filho.

Coronel Gomes Filho acredita que alguém da cidade de Catarina esteja envolvido no assalto, diretamente ou indiretamente. Gente que conhece a cidade e deu rota de fuga. O elemento que foi preso errou a estrada.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Catarina, está sendo prestado todo apoio a equipes militares e civis. Ainda segundo informações o Destacamento de Policia Militar de Catarina mudará de endereço.

 
 
 
Blog do Diomar  Araújo 
 

FICHA LIMPA: ASSEMBLÉIA DIVULGA NOVO PARECER

 
 
“O procurador jurídico da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes Pontes, apresenta hoje novo parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede a extensão da Lei da Ficha Limpa para a contratação de servidores públicos estaduais.
 
 De autoria do deputado Heitor Férrer (PDT), a PEC 002/2010 começou a tramitar na Assembleia em 2011, e na época a procuradoria da Casa emitiu parecer no qual considerava a matéria inconstitucional.
 
Reno Ximenes declarou que iria reavaliar o parecer após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, no último dia 16, pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, apesar de dizer não concordar com a posição da Corte.
 
 Para Ximenes a Lei fere a Constituição Federal, que presume a inocência do réu até o trânsito em julgado de sentença condenatória, ou seja quando não cabe mais recurso.
 
De acordo com a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis aqueles com condenação em segunda instância. 
 
“Do meu pondo de vista, a própria posição do Supremo é inconstitucional. De qualquer sorte é minha obrigação analisar essa ficha limpa, sobre a decisão do Supremo. 
 
Eu vou rever o parecer em respeito à sociedade cearense”, disse Ximenes.
 
 
 
 
O Povo
 

Ararendá - CE: Câmara convoca eleições indiretas para esta quinta-feira 02

 
 http://3.bp.blogspot.com/-XELL3QsiS6M/Tlw6mbyHgKI/AAAAAAAAMf4/O_VeWkECZUs/s1600/urna.jpg
 
 
A Câmara Municipal de Ararendá, no sertão de Crateús, realiza nesta quinta-feira (01) eleições indiretas para definição de prefeito e vice que complementarão o mandato até o dia 31 de dezembro deste ano.

De acordo com Edital de Convocação assinada pela presidente interina da Casa Legislativa, Francisca Djanaine Lopes, a sessão extraordinária acontecerá a partir das 9h, seguindo determinação da Justiça Eleitoral.

No ano passado o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou o mandato do então prefeito José Adriano Paiva de Aguiar e do vice Almir Saraiva de Sousa e anunciou eleição suplementar para dia 13 de novembro.

Porém, uma liminar da ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, do Tribunal Superior Eleitoral, suspendeu as eleições marcadas pelo TRE. 
 
Dessa forma, a então presidente da Câmara Municipal, Francisca das Chagas Hora, assumiu a administração municipal, se mantendo no cargo até os dias atuais. 
 
 

Ceará A
 

Aracati - CE: Vândalos violam túmulo em cemitério municipal e deixam corpo ao relento

outro caso de violação de túmulos
 
 
Ontem em meu programa "Bom dia Cidade" pela TV Sinal de Aracati, veiculamos a lamentável matéria sobre uma das mais cruéis formas de violação de túmulos já praticada em nossa querida e combalida Aracati. Faltam palavras para descrever tamanho absurdo, mas vou tentar. 

Familiares de uma senhora após um ano de seu  falecimento foi surpreendido pela informação de populares que o corpo de seu ente querido estava exposto no Cemitério São Pedro em Aracati. 
 
Quando chegaram ao local presenciaram a triste cena de um caso macabro, pois, lá estava a urna funerária aberta e os restos mortais jogado ao lado. 
 
Era de alguém que um dia esteve entre nós e que agora todos esperavam estar "descansando em paz". 
 
Foram imagens fortíssimas que chocou não somente aos familiares, mas também à população aracatiense após tomarem conhecimento do desmando municipal.  CONTINUE LENDO

GABARITO DO CONCURSO DA PM - SAIU

http://media.d24am.com/24am_web/386/noticias/images/thumbs/32937_460x270_0814749001318902085.jpg




Veja AQUI o gabarito preliminar e o caderno das questões da prova,
 do concurso da PM, realizado no último domingo (26).
 
Boa Sorte...


 
 

Caso Bruce: Justiça condena Estado a pagar pensão aos pais de adolescente morto por policial do Ronda

 
 
 
Os pais de Bruce Cristian de Souza Oliveira, morto aos 14 anos durante operação policial desastrosa em 2010, receberão pensão mensal equivalente a 2/3 do valor do salário mínimo. A medida vale até a data em que Bruce completaria 25 anos de idade. A determinação foi anunciada pela Justiça nesta terça-feira, 28.

A partir de 2021, quando Bruce já teria 25 anos, o valor da pensão a Francisco das Chagas de Souza Oliveira e Aglaís Vieira de Souza, pais de Bruce, passará a ser de 1/3 do salário mínimo, até o dia em que o jovem completaria 65 anos.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Ceará, a decisão tem caráter de antecipação de tutela e deverá ser mantida até o julgamento final da ação. Os pais de Bruce ingressaram com processo requerendo, na sentença final, o pagamento de indenização por danos morais e patrimoniais e, em decisão preliminar, o pagamento de pensão mensal.

O crime foi cometido no dia 25 de julho de 2010, no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com Padre Valdevino. Pai e filho voltavam para casa numa moto quando teriam sido abordados por uma viatura. 
 
Por acreditar que Francisco e Bruce parecessem suspeitos, e também porque não haviam parado a moto quando lhes fora pedido, o soldado Yuri da Silveira, da turma de 2007 do Ronda do Quarteirão e ainda em estágio probatório, disparou o tiro que atingiu a nuca de Bruce. O garoto, na verdade, acompanhava o pai em um serviço como técnico em manutenção de refrigeradores.

Francisco das Chagas e Aglaís alegam que, devido aos traumas sofridos com a morte do filho, ficaram impossibilitados de exercer as atividades laborais, diminuindo assim a renda familiar. O Estado apresentou contestação, alegando que Francisco das Chagas contribuiu para a morte, por não ter atendido às ordens dos policiais para que parasse a moto.

Na decisão, o magistrado considera que o fato de o pai da vítima ter dado partida na moto não autoriza o policial a atirar contra ele. “A ação de atirar com arma de fogo deve ser justificada somente em casos extremos, o que, com certeza, não é o caso dos autos. 
 
Ficou demonstrado, portanto, que a referida abordagem policial foi um tanto precipitada e desastrosa”. Yuri da Silveira Alves Batista foi expulso da PM em 26 de novembro de 2010.
 
 
 
A Net
 

POLÍTICO "FICHA SUJA" PODE FICAR INELEGÍVEL PARA SEMPRE

 
 
A Lei da Ficha Limpa, aprovada neste mês pelos Ministros do STF, apresenta em seu texto dispositivos que podem impedir o candidato com a ficha suja a se eleger pelo resto da vida. A afirmação é do presidente da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), Ophir Cavalcante.
 
De acordo com Cavalcante, depedendo da pena que o político for sentenciado, por um órgão colegiado, e dos agravantes constantes no processo, “o réu poderá não ser eleito nunca mais, dependendo de sua idade”.
 
Gilmar Mendes, um dos ministros do STF que votou contra a lei, realizou um exercício teórico durante a sessão. De acordo com ele, o cálculo da inelebilidade da Lei da Ficha Limpa é incoerente. Seus cálculos indicaram que o político poderia passar por um período de 50 anos sem poder se eleger.

A idéia parece ser extamente essa: “Não apenas eu, mas a sociedade recebeu de forma positiva o julgamento do STF. Ele, prestigiou valores importantes para a democracia, protegeu a sociedade, dando preferência aos interesses dela, do que aos individuais.
 
Foi uma guinada forte”, explica Cavalcante.
 
 
 
 
Nem Ki Lask
 

SAÚDE DA FAMÍLIA: Ministério credencia mais equipes no Ceará

 
 
Para ampliar o acesso da população à atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família, o Ministério da Saúde credenciou mais 682 Agentes Comunitários de Saúde, 104 Equipes de Saúde da Família e 155 Equipes de Saúde Bucal em 20 estados. 
Ao todo, 131 municípios foram beneficiados com recursos financeiros garantidos pelo governo federal para custear as novas equipes. Os estados contemplados são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
O credenciamento destas equipes está previsto em portarias publicadas no Diário Oficial da União ontem, segunda-feira (27). Os valores repassados aos municípios integram o chamado Piso da Atenção Básica (PAB) Variável, que prevê um incentivo anual que varia de R$ 80,4 mil a R$ 120,6 mil por Equipe de Saúde da Família, de R$ 9 mil por Agente Comunitário de Saúde e de R$ 25,2 mil a R$ 33,6 mil por Equipe de Saúde Bucal.
Esses recursos podem ser superiores caso os gestores locais do Sistema Único de Saúde participem da Estratégia Saúde Mais Perto de Você/Controle e Qualidade, que prevê o repasse de incentivo financeiro federal mediante o cumprimento de metas qualidade na assistência prestada aos usuários do SUS.
 
 
ATENÇÃO BÁSICA– 
O Saúde da Família é a principal estratégia do governo federal para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a porta de entrada do SUS mais próxima para os usuários do sistema e capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. 
Atualmente, existem mais de 32 mil Equipes de Saúde da Família implantadas em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% de cobertura do Saúde da Família. 
A estratégia é coordenada pelo Ministério da Saúde, com execução direta pelos estados, municípios e o Distrito Federal.
 
 
 

Ibicuitinga - CE: Agência do Bradesco sofre tentativa de roubo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gerente foi rendido e coagido mediante violência dos bandidos.
 
Bandidos tentaram assaltar na tarde desta terça-feira,28, a Agência do Bradesco do município de Ibicuitinga, no Sertão Central cearense, localizada no Centro.
 
Dois indivíduos usando capacetes pretos com viseiras pretas, um deles armado a revólver e o outro com uma pistola tentaram roubar a agência forçando o gerente a entregar valores, os meliantes usaram de violência, chegando inclusive a engatilhar sua pistola na cabeça do gerente, para abrir o cofre.
Segundo as informações da Polícia Militar, o gerente informou que não possuía a chave, e com a demora no atendimento os indivíduos empreenderam fuga em uma moto sem placa, poucos instantes depois, populares informaram que uma motocicleta preta estava abandonada na CE-265, Bairro Alto São Francisco, Ibicuitinga. 
 
Policiais compareceram ao local e constataram o fato e conduziu a motocicleta até o Destacamento Policial, quando verificado no sistema tratava-se de propriedade de uma senhora, onde no sistema “não consta” queixa de roubo.
A tentativa foi repassada por populares, o gerente não foi encontrado e não atende ao telefone. Momentos depois quando foi possível o contato com o gerente ele informou que após o fato não conseguia pensar em mais nada somente em estar com sua família, motivo pelo qual não informou em tempo hábil o fato aos policiais.

 
Mais Informações:
Quartel da Polícia Militar
(88)3445-1042  / 190
Destacamento Policial de Ibicuitinga
Rua José Rodrigues, 194 - Centro
Fone: (088) 3425.1004 / 3422.1817
 
 
 
 
Ibaretama Net

Tasso elogia Marcos Cals e diz que sistema político está pior do que na época dos coronéis

         O ex-governador participou de sabatina.
 
 
“O futuro do PSDB [no Ceará] é com Marcos Cals. A definição que ele der, eu sigo”. A afirmação é do ex-senador Tasso Jereissati, ao ser indagado pela imprensa sobre a preparação do partido para as eleições deste ano no Estado. 
Na ocasião, ele ainda ressaltou que “a presença dos jovens na política é fundamental, até porque a política precisa de renovação, não só de pessoas, mas de ideias e projetos”. 
O empresário e líder tucano proferiu, na tarde desta terça-feira, palestra para integrantes da CDL Jovem de Fortaleza na qual falou sobre política e empreendedorismo.
Para uma plateia  de jovens empresários, estimada em 100 convidados, Tasso tratou de questões nacionais e criticou a falta de um projeto de fortalecimento da infraestrutura brasileira.
Tasso também disse ser favorável a uma candidatura do ex-governador José Serra a prefeito de São Paulo. Considerou o tucano um nome dos mais qualificados para o embate, além de ter competência comprovada e aprovada em gestões.
O ex-governador fez críticas ao sistema política atual do País e do Estado. Para ele, tudo virou “barganha política”, no que complementou: “Vivemos uma época pior daquela dos coronéis”. Ele lamenta que esse quadro está virando “coisa normal”, o que, na verdade, é “um escândalo”.
 
DETALHE - 
Participaram do evento, juntamente com os jovens da JCDL, o presidente da CDL Fortaleza,Freitas Cordeiro, e o coordenador da Ação Novo Centro, Pio Rodrigues.
 
Macário
 

‘Duras’ do chefe rendem R$ 30 mil a trabalhador

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E QUE SIRVA DE EXEMPLO!
O Tribunal Superior do Trabalho condenou a Philip Morris do Brasil, gigante do mercado tabagista, a pagar indenização de R$ 30 milum trabalhador que alega ter sido humilhado pelo chefe. Chamava-o de “incompetente”. Qualificava o produto do seu serviço de “lixo”.
O trabalhador já havia prevalecido sobre a empresa na primeira e na segunda instância da Justiça trabalhista. Mas considerara mixuruca a indenização, fixada em R$ 6 mil. Recorrera ao TST para elevar a cifra.
O caso foi julgado pela 8a turma do tribunal. Por unanimidade, decidiu-se elevar o valor da indenização. A Philip Morris ainda tentou argumentar que o queixoso levara apenas uma “bronca”. Nada que ofendesse a sua honra.
“Broncas são comuns no mundo corporativo, na cobrança por resultados”, alegou a empresa em sua defesa. Os ministros do TST deram de ombros. Entenderam que houve agressão, não bronca. Coisa reiterada.
Acharam que, considerando-se o porte da Plhilip Moris, a pena de R$ 6 mil não surtiria os desejados efeitos pedagógicos. Daí a elevação para R$ 30 mil. A lição foi dada. Resta saber como será interpretada.
O mundo corporativo, como se sabe, é implacável. Não se pauta pelo coração nem sente remorso. Doravante, quando se defrontar com um subordinado que julgue incompetente, o chefe talvez prefira demiti-lo antes de qualificar seus serviços como lixo.
 
 
PedraBoa
 

Campos Sales - CE: Fujita Engenharia é obrigada a reformar Policlínica no município


 
 
A irritação do governador Cid Gomes com as obras da Policlínica de Campos Sales, no Cariri, surtiu efeito. O Jornal do Cariri denunciou, na última edição, as falhas que comprometiam a realização de qualquer atividade no interior do prédio, como pisos cedendo e azulejos das paredes caindo com facilidade.
A equipe de reportagem também confirmou problemas na instalação elétrica da obra. Após visita do JC, técnicos do Governo do Estado e da construtora Fujita fizeram uma reunião no local e constataram os problemas.
A empresa se comprometeu em realizar os reparos necessários e entregar a obra tão logo estivesse apta a funcionar normalmente. O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, confirmou que a Policlínica de Campos Sales será entregue à população em 30 dias, entre o final de março e início de abril.

“A empresa foi notificada para corrigir os problemas. O pessoal que vai trabalhar já foi selecionado há alguns meses”, disse. Apesar da demora, Arruda Bastos afirma que a situação é comum e que o setor de Engenharia sempre faz vistoria e solicita reparos.
O secretário de Saúde lembra que outras quatro policlínicas já foram inauguradas, de Baturité, Tauá, Camocim e Pacajus, mas somente a última ainda não está funcionando. Ao todo, serão 12 policlínicas tipo um, com dez especialidades, e quatro do tipo 2.
 
Empresa
Para a Fujita Engenharia, empresa responsável pela obra, a situação não foge à normalidade. 
A engenheira Liana Fujita de Carvalho Rocha concedeu entrevista ao Jornal do Cariri e explicou que a entrega do prédio, no primeiro momento, é provisória, para avaliação e solicitação de possíveis correções.
 
 
 
Nem Ki Lask
 

Antártida: Corpos de militares mortos em base chegam ao Brasil




 

Os corpos dos dois militares mortos em um incêndio que atingiu e destruiu parcialmente a estação Comandante Ferraz, na Antártida, no último sábado (25), chegaram ao Brasil na manhã desta terça-feira (28). O Hércules SC-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) com os corpos pousou às 8h55 na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Uma cerimônia militar de homenagens póstumas às duas vítimas foi realizada na base aérea com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.

Morreram no local o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base.

Os dois militares foram promovidos ao posto de segundo-tenente. Também foram concedidas a admissão na Ordem do Mérito da Defesa, no grau cavaleiro, e a Medalha Naval de Serviços Distintos.

Na noite de domingo, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu para a cidade de Punta Arenas, no Chile, e decolou para a base chilena Eduardo Frei para buscar os corpos dos militares mortos no incêndio. Também partiram para a base chilena, na mesma aeronave da FAB, sete peritos encarregados de analisar a causa das chamas. 

No início da madrugada desta segunda-feira (27), 26 pesquisadores, um alpinista, um representante do Ministério do Meio Ambiente, 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e um militar ferido no incêndio desembarcaram na base aérea do Galeão, no Rio. Eles foram recebidos pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Na escala realizada na cidade de Pelotas (RS), desembarcaram quatro pesquisadores, que foram transportados até Porto Alegre.

´Dos 26 pesquisadores, os 16 não residentes no Rio de Janeiro foram hospedados em um hotel no centro da cidade, de onde partiram em voos comerciais para seus locais de destino´, afirma nota da Marinha. ´O militar ferido, primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, foi transferido para o Hospital Naval Marcílio Dias, onde permanece em tratamento e observação, com estado de saúde estável.´
Incêndio

O incêndio na estação Comandante Ferraz aconteceu na madrugada de sábado (25). Segundo a Marinha do Brasil, um incêndio na ´praça de máquinas´, local onde ficam os geradores de energia da base, causou uma explosão. O fogo destruiu toda a estação, de 2.600 metros quadrados.

Devido às condições meteorológicas adversas na região, o chefe da estação e os integrantes do Grupo-Base, que permaneceram na base combatendo o incêndio, foram transferidos para a base chilena Eduardo Frei.



Crato N

Datena se irrita e abandona programa ao vivo



 


A terça-feira começou tensa na rede Bandeirantes de Rádio. O polêmico apresentador e jornalista José Luiz Datena se irritou com a produção do seu ´Manhã Bandeirantes´, atração diária que apresenta na AM 840 e FM 90,9. Ele pediu desculpas aos ouvintes e abandonou o programa.

´Estou chateado com algumas coisas internas (…) Gosto de trabalhar com alegria e hoje eu não estou alegre´, afirmou o apresentador, que, aparentemente, participa do programa.
Datena não chegou a explicar o motivo da ira, mas disse que não se entendia com a produção do programa, e que não concordava com algo que estava ocorrendo.

O jornalista Agostinho Teixeira assumiu como âncora imediatamente após Datena sair do ar e se desculpou com os ouvintes também. ´Espero que todos me entendam´, disse, na expectativa que Datena volte ao programa amanhã.

Até o momento, a Band não divulgou nenhum comunicado a respeito do ocorrido.
Datena assumiu definitivamente o ´Manhã Bandeirantes´ em agosto do ano passado, depois de uma passagem-relâmpago pela Record, de onde saiu brigado.




UOL Notícias

Ceará: Estado produz maçã pela 1ª vez



 


O estado do Ceará está produzindo pela primeira vez maçã, em uma fazenda na cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapada. A plantação ocorre em fase teste em terras privadas cedidas aEmbrapa para plantar mudas de maçã. Foram cultivadas seis variedades de plantas de maçãs, que estão todas carregadas de frutas.

Em fevereiro deste ano, 14 meses após a plantação das mudas, está sendo feita a primeira colheita. Segundo especialistas, a maçã se desenvolve melhor em áreas de clima temperado, como o da Serra da Ibiapaba, onde a temperatura varia entre 18 e 35 graus. Apesar de não chover constantemente em Tianguá, as árvores foram cultivadas com irrigação.

A produção surpreendeu até o produtor paulista, acostumado com a produção do fruto em São Paulo. ´Recebemos o convite para cultivar maçã, pera, caqui e fizemos os testes. Eles forneceram a muda e assistência, e aí está esse resultado maravilhoso´, diz o fazendeiro Ernesto Emori, proprietário das mudas de maçã.

Na primeira colheita, cada pé produz uma média de oito quilos de maçã. As variedades ´princesa´ e ´erva´ se adaptaram melhor na Serra da Ibiapaba. A produção é vendida em centrais de abastecimento do Ceará.

Segundo José Narciso Sobrinho, superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, o objetivo é trazer novas culturas ao Ceará. ´Nesse primeiro momento está se produzindo os frutos. 

O primeiro teste era saber se a planta iria frutificar e se frutificou, e agora no segundo momento vamos melhorar a qualidade do fruto´, diz.

Outras oito fazendas do Ceará vão receber o cultivo de frutas como pera, caqui e oliveira.
´Temos todos os ambientes do Ceará sendo testados para produzir, inclusive para os agricultores familiares, onde nós sabemos que a fruticultura tem um grande alcance social e emprega muita mão de obra´, diz Narciso.

Uma vantagem da produção de maçã no Ceará, de acordo com o produtor Ernesto Emori, é que a colheita pode ser feita no período de entressafra das regiões Sul e Sudeste. ´Como aqui não tem o frio, nós podemos produzir, as árvores não ficam em dormência e a gente pode colher no final de ano´, explica.



Programa NE Rural G1 CE

Canindé - CE: Pesquisador e professor do IFCE cria remédio para combater a afta

 
 
O pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Canindé, Marco Botelho criou um medicamento capaz de aliviar a dor causada pela afta, uma úlcera mucosa que causa incômodo na boca das pessoas.

Alguns fatores como estresse, fadiga, lesões por cortes acidentais, mudanças hormonais, menstruação, perda de peso repentina, alergia a alimentos, e deficiências de vitamina B12, ferro e ácido fólico podem ser causadores da afta.

O medicamento Aftol, criado pelo Doutor Marco Botelho é feito à base de alecrim e pimenta e deverá estar no mercado cearense a partir da próxima semana nas farmácias de manipulação.
 
 
 
A Net
 

Icó - CE: Operação da Polícia Civil prende 15 acusados de tráfico de drogas

Quinze pessoas foram presas, a maioria mulheres, agora pela manhã na cidade de Icó, na região Centro-Sul. Policiais civis cumpriram 32 mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Icó, em Juazeiro do Norte, Tianguá e em São Paulo.
        
A operação ocorre sob a coordenação do delegado de Polícia Civil de Icó, Adriano Félix e tem por objetivo combater o tráfico de drogas na região. É intensa a movimentação na cidade e centenas de pessoas permanecem em frente à Delegacia de Polícia Civil.
            
Desde a madrugada de hoje (28) que equipes de policiais civis da Delegacia Anti-Sequestro de Fortaleza (DAS), de Acopiara, Icó, Orós, Jucás e Quixadá estão em ação na cidade de Icó,  cumprindo 32 mandados judiciais determinados pela comarca de Icó.
            
Foram apreendidos cerca de 600 gramas de crack, sete motos, um carro e dezenas de celulares.
            
O superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, faz o acompanhamento desde cedo da operação em Icó.

  
Veja quem são os presos:

Antonio Pereira Silva, o “Antonio Filho”, 25
Gilberto de Oliveira, o “Robertinho”, 22
Giliard Alencar de Aguiar, 29
Maria Benedito de Oliveira, a “Marico”, 60
Verlusia Vieira Leite, a “Bilu”, 37
Josefa de Alencar Gomes, a “Damiana”, 30
Odália Aureliano Barbosa, 67
Mária Barbosa Aureliano, a “Rosália”, 41
Mardonio Alves Silva
Felipe Batista Silvestre, 20
José Aureliano Ferreira, o “Beto”, 45
Wilson Nogueira de Sousa, o “Cabiludo”, 22
José Allisson Gomes Beserra, 30
Cícero Bezerra Silva, 31
Márcio Damião Inácio Brito, 40
Manuel Bonfim Pereira da Silva, o “Manuelzinho”, 31
Maria Erivânia Costa Moisés, a “Lôra”, 24
Antonio da Silva Filho, o “Grandão”
Valdênia Pereira de Melo, 30
Marcos Aurélio Alves Silva, o “Marcos Adesivo”, 28
Fernada Maria Lima Leite, 33
Antonia Maria Belo da Silva, 39
Maria Solange dos Santos, 25
 
 
 
DN Online
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...